Saiu publicada na revista Parents desse mês, matéria super interessante sobre alguns dos mitos que rodeiam a saúde de nossas crianças.
Dois pediatras, marido e mulher, resolveram se dedicar a uma pesquisa e derrubar alguns dos mitos mais populares quando se trata da saúde e do comportamento da criança.
Andrew Adesman, M.D. e sua esposa Angela Romano, M.D. entrevistaram 1.000 pediatras espalhados por todo o EUA e abaixo seguem alguns dos mitos que foram derrubados pela pesquisa (detalhe: os pediatras que não são pais, são os que obtiveram o maior número de respostas erradas, de acordo com a pesquisa):
Mitos:
1) Dar açúcar as crianças faz com que elas fiquem hiperativas;
2) Crianças com diarréia não devem comer laticínios;
3) Tomar vitamina C quando já está gripado, ajuda a a combater a gripe;
4) Ler no escuro pode causar problemas na visão (essa vem junto com "assistir tv de muito perto faz mal para a vista");
5) Cafeína pode estimular o crescimento de uma criança (essa eu nunca tinha ouvido falar);
6) Cortes deixados abertos para "respirar", sem band-aid ou qualquer proteção, cicatrizam mais rápido;
7) Escutar música clásica faz os bebês mais inteligentes (vide recall dos DVDs baby einstein);
8) Misturar farinha láctea na mamadeira faz o bebê dormir mais; e
9) Comer cenoura melhora a visão (hahahaha essa vai junto com "cebola faz bem para o sangue").
Para detalhes sobre a pesquisa e cada um dos mitos, clique aqui.
Have a Great (Long) Weekend
6 hours ago
10 comments:
Hum, acho que alguns que derrubaram, são discutíveis...como por exemplo a farinha láctea fazer o bebe dormir mais. Definitivamente, se você engrossa o leite da criança, ela se sente mais pesada, e é bem diferente do que dar um leite mais leve antes de dormir. Da mesma forma que a fórmula faz o bebê ter mais horas de sono do que o leite materno, e isso comprovei quando a Luna era recem nascida. Pesa mais no estômago, é digerida com mnor velocidade, o bebê demora mais a sentir fome a acordar por causa disso. Adoro as matérias de derrubar mitos, principalmente aqueles com liquidos/alimentos gelados, mas acho que as vezes esse excesso de "estudos" sem uma comprovação realmente efetiva acaba confundindo mais do que ajudando. Como o ovo e o colesterol, estudos existem milhões, mas até agora não vi a comprovação mesmo de que o ovo não faça mal para quem tem colesterol alto.
Hahahhaha. ADOREI!!!
Eu sempre digo que se fosse por causa de acucar que o Andre eh hyper ele viveria de comer brigadeiro no cafe, almoco e jantar!
Legal o post Paula!
beijos
www.soparapequenos.blogspot.com
Oi, Paula!
Adorei essa matéria. Adoro esses derrubarores de mitos. Muitas vezes a gente escuta uma dessas coisas e incorpora totalmente à cultura, né? Por falar em cultura, acho muito interessante como os cuidados com os recém nascidos são diferentes dos recomendados no Brasil. Minha cunhada (americana) levou a bebê de 5 dias no supermercado e não usava pomada pra assadura nos primeiros dias de vida!
Bjs.
bah, vou imprimir e dar para minha mãe ler...ela tb acha que friagem dá gripe....hehehehehe
beijocas e obrigada pelo comentário no blog!
mariana
Adorei essa pesquisa. E o mito de que gravida nao pode usar por exemplo, brinco, colar e anel feitos com prata, ouro, etc.
Estes mitos são ótimos! alguns muito divertidos!
Legal a matéria!
é tanta informação que as mamães leem.... legal saber o que é verdade ou não.
Muito boa! bjocas
Dani
criancabemvestida.blogspot.com
Nossa, adorei ler isso! Eu tentei dar farinha láctea pro Theo dormir melhor quando ele era bebezinho e não fez nenhuma diferença. O DVD do baby einstein, ao contrário, faziam ele dormir que era uma beleza.
Agora essa dos laticínios x diarréia eu nunca tinha ouvido como um "mito". Mas tanto melhor, porque o Theo doentinho só fica no "qué leite, qué leite".
bjos
Adorei! Hahahaha! E não é que as pessoas acreditam cegamente na maioria desses mitos?
Beijos.
tagarelicesepensamentos.blogspot.com
Amei! principalmente em relação a ingestão de açúcar que aqui nos EUA é praticamente um consenso entre os pais :).
Post a Comment