Thursday, July 16, 2009

Profissao: mae

Mais uma mae de primeira viagem, que chega a NY trazendo um bebe de 2 meses na mala, me pergunta:"Paula: como vc esta fazendo com o bebe sem ajuda? Acho que vou enlouquecer!!!".

Pois eh gente, nao eh facil.

Sem a familia por perto para dar um help, sem baba ou empregada full time, com o marido trabalhando o dia todo ate altas horas, vc tem que achar uma maneira de equilibrar a funcao da maternidade com sua sanidade mental. Como fazer isso? Bem, eis a questao.

Para algumas, voltar a trabalhar eh a resposta. Entratando, considerando o valor medio dos daycares (+ou - US$2,000 por mes) - ou a hora da babysitter (+ou-US$15,00 por hora), seu trabalho teria que lhe render, after tax, um valor suficiente que justifique sua volta ao trabalho (pelo menos sob o prisma economico). Oviamente, tb existem as mae que, mesmo ganhando menos que o custo para manter o(s) filho(s) no daycare ou em casa com a baba, preferem trabalhar para manterem-se no mercado de trabalho e terem a cabeca ocupada. Afinal de contas, os filhos um dia crescem...e ai???
Para outras, a escolha eh ficar em casa com o(s) pimpolho(s) ate que eles possam ir para a escola (3 ou 4 anos. Tarde, ne?). Nesse caso - que eh o meu - nos tb precisamos nos ocupar com alguma outra atividade, pois ficar 24/7 na funcao MAE eh de enlouquecer!

E foi justamente isso que eu disse para a minha amiga.

Vc pode arrumar uma babysitter algumas vezes por semana por algumas horas. Assim vc tem tempo para fazer um curso, ir na ginastica, ler um livro, almocar com uma amiga, dormir ou mesmo nao fazer nada especifico e soh sair andando pelas ruas para explorar a cidade incrivel que vc mora.

Pois bem, full time mom tb precisa de um "time off". Infelizmente, essa eh uma profissao nao muito valorizada pela nossa sociedade.....

Anyways, eh isso ai.

3 comments:

Unknown said...

Pa, parabéns pelo inicio do blog!!!!
Vou acompanhar assiduamente as peripécias da nossa picutinha e tb da mãe
bjs
Virginia

Unknown said...

Adorei !!
Vai ser meu guia aqui nessa terra que me encanta e me assusta diariamente.
A Anne agradece !
Beijinhos!!
Clau bocardi

Monica said...

Aiai... é dificil mesmo viu. EU trabalho, e eu que cuido sozinha da Luna, pq marido tb trabalha demais... tenho que cozinhar pra ela levar comida pro daycare, UFA!

Related Posts with Thumbnails