Monday, February 1, 2010

Subornar Crianças Para Elas Dormirem

Semana passada foi publicado um post no blog Motherload do jornal New York Times contando a estória de um casal que, após inúmeras tentativas fracassadas em fazer o seu filho de 6 anos dormir na própria cama, resolveram oferecer dinheiro ao rebento para que ele dormisse sozinho.

O sistema de "suborno" parece estar funcionando. Desde então, o menino passa as noites sem levantar de sua cama e, todas as manhãs, corre avidamente para os pais dizendo: consegui! A espera de mais um dolar.

O cofrinho do filho está ficando cada vez mais cheio. Os pais estão dormindo bem a noite (finalmente), mas a pergunta continua no ar: "Seria correto apelar para o "suborno" numa situação de desespero?" Aqueles que sofreram - ou sofrem - de inumeras noites mal dormidas dizem que sim.

A real é que cada família utiliza uma tática que para ela funciona melhor. Alguns deixam a criança chorar até a exaustão. Outros preferem dormir mal acomodados, todos na mesma cama, até o dia que (sabe-se lá quando) a criança resolva dormir sozinha. Outros oferecem dinheiro ou presentes.

Será que existe uma fórmula certa? ou algo inaceitável sob o ponto de vista "psico-pedagógico"?

5 comments:

camilla de carvalho said...

Antes de ter filhos eu seria a primeira a criticar esta mãe...mas depois de quase 4 anos tentando fazer meu filho dormir bem e na cama dele, to quase tentando essa pra ver se funciona :) Concordo com vc, cada família usa a tática que funciona para ela, e principalmente cada filho é um filho!!

Fernanda said...

Olha Paula se tem uma coisa que eu posso dizer eh que depois que tive filho podia jogar meu diploma de psicologa pela janela porque faco um monte de coisas que jurei (ou orientei pais de pacientes) a nunca fazer, mas uma continua sendo importantissima para mim: LIMITE. Crianca (e pais) precisam de limites claros e saber que cada um tem seu espaco eh crucial. Perdi as contas de quantas criancas chegavam na clinica da PUC com queixas variadas que invariavelmente dormiam na cama dos pais (ou da mae).
Crianca precisa saber que a cama de pai e mae e SOMENTE deles e que ter seu espaco e independencia eh necessario para uma vida emocional saudavel, nao soh dela mas do casamento dos pais tambem.

Beijos e welcome back! Estava com saudades.

Adriana Stock said...

Meio estranho esse negócio de suborno, né? Mas, ao mesmo tempo, esses pais realmente devem estar desesperados. Falta de sono faz a gente pirar! Espero que tenha aproveitado bastante as férias! Passei aqui pelo seu blog para pegar umas dicas de passeio na City. Fomos no Swedish Cottage Marionette Theater. Adoramos!!! Bj

mperri said...

Li o comentário da Fernanda e me identifiquei completamente... sou formada em psicologia infantil, mas, acima disso sou mãe que não dorme bem... já tentei todas as técnicas, métodos, dicas, exceto largar chorando... aliás, só não larguei chorando porque o choro dela me deixa péssima!
Se ela topasse dormir a noite inteira por um real, eu topava no ato!
Aho que "subornar" para arrumar quarto, ir para escola, comer e coisa e tal, é péssimo... mas para ficar na cama vale!rs
A lógica é simples... arrumar quarto é dever e deve ser aprendido, se o quarto ficar bagunçado, o problema, no final das contas, é da criança que terá seus briquedos todos em pedaços! Ir para escola não tem outra opção, e a criança, a priori, deve gostar de ir depois de adaptada. Se realmente não quer ir, é bom buscar a real causa do problema e não comprar a solução. Comer é problema da criança também. Se não comer é ela quem vai sentir fome. Não conheço nenhuma criança bem cuidada que tenha morrido de inanição. A criança deve comer porque ela sente fome e não porque a mãe quer que ela coma... agora, dormir afeta a casa inteira e algumas crianças realmente têm dificuldade em ficar na cama a noite inteira, mesmo que os pais tentem de tudo... portanto se o suborno é feito com 1 dólar, 1 real, 1 adesivo, 1 bala... tá valendo!

Unknown said...

Oi! Paula
Pois e, essa tecnica parece meio estranha, mas na hora do desespero acho que vale tentar por umas noites, mas nao como rotina.
Li seu comentario la no blog.. bem que eu achei que nao iria dormir mais em aviao daqui a algum tempo.
Espero que tu tenhas aproveitado as suas ferias. Nao sei de onde vc e no Brasil, mas aqui no sul esta fazendo um calor horrivel, adoro verao, mas esse ano esta sendo brabo, que chego estar sentindo falta do frio.
bjs

Related Posts with Thumbnails