Wednesday, May 12, 2010

Gorjetas (tips): quanto e quando dar

Já me perguntam inúmeras vezes quanto e quando é necessario dar gorjeta aqui em NY.

Basicamente SEMPRE. Seja no restaurante (nunca vem incluso na conta, a não ser em mesas de mais de 6 pessoas ou em lugares muito turíscos, pois os turistas geralmente esquecem ou não sabem que precisam deixar algo), seja no taxi ou seja para todos os funcionários que te atenderem no hotel (concierge, doorman, bellman (cara que carrega as malas), camareira, vallet, etc.)

Os valores vão depender, mas de um modo geral, essa lista está bem ok.

Só uma ressalva: no caso dos restaurantes em NYC, para facilitar o cálculo da gorjeta (ou tip) dobrar o valor da taxa. Assim fica mais fácil para fazer a conta. Ah, não se esqueça da pessoa que guarda o seu casaco, hein? O serviço é normalmente de graça, mas espera-se algo em torno de US$1 ou 2 dólares de gorjeta.

7 comments:

Ana said...

Olá! muito boas as dicas! estava essa semana mesmo conversando com meu marido a respeito dessa duvida de gorjetas,seu post veio em otima hora!!! ;-)
bj!

Mamma Mini said...

Paula total post necessário, menina esse negócio de dar tip para o taxista me deixou um pouco nervosa em NY, porque quando eles carregam malas ou sacolas ok, mas só pra gente entrar no carro e ir para o hotel? acho que é cultural né? mas o restante acho super ok e todo mundo fica na maior dúvida se está dando demais ou de menos....rs

Paula Duailibi Homor said...

Com relacao ao taxi, 1 dolar ta otimo. Se a corrida tover sido, por exemplo, US$ 8.70, vc ja da 10 logo de uma vez. Arredonda pra mais!

Debora Duval said...

Taxi eu pago sempre com cartão de crédito. A maquininha normalmente aceita cartão do Brasil, eu já testei. Ao inves daquelas tips sugeridas na tela (15% ou 20%.. que piada), eu já vou digitando $1.00 e beleza! A não ser qdo vou pro aeroporto, aí dou um pouco mais. Mas ultimamente pro aeroporto eu tô usando aquele Dial 7. Se tem mais de uma pessoa, compensa total, pq os caras não dirigem que nem doidos, o carro é mais limpinho e o motorista não é fedido haha

Marina said...

E quando EU fui trabalhar nos EUA o lugar proibia tips. Eu bem achando que ia voltar milionária... aff.

Obrigada, mais uma vez, pelos elogios. Acho que metade da minha motivação vem dos seus comentários. hehe E pode deixar, se um dia eu conseguir ter meu livro, um exemplar é cortesia pra você.

PS: Em Julho devo passar por aí, sem a pequena though. Sempre leio suas dicas, mas se rolar mesmo vou precisar de mais algumas. =)

Tati Bonotto Cake Designer said...

Estou a cada dia mais apaixonada pelo blogs q venho visitado para divulga o meu...e percebi q estou perdendo tempo de não ter feito um para meu filho....
em breve estarei compatilhando os meus momentos.


Adorei..seu blog...estou navegando pra divulgar meu blog.

Visite meu blog e se gostar vai ser um prazer ter sua companhia.

bjs

www.tatidesignercake.blogspot.com

Paloma Varón said...

Muito elucidativo este post. Quer dizer que 1 dólar bastava de gorjeta para o taxista? E eu me matando para calcular os 15%?! No creo!

Related Posts with Thumbnails