Tuesday, April 19, 2011

Blogagem Coletiva: Amamentação nos EUA

A Academia Americana de Pediatras recomenda a amamentação por 1 ano. De qualquer forma, o que a Academia recomenda e o que acontece na prática são outros 500.

A maioria das americanas de NY amamentam muito pouco ou quase nada. Talvez pelo fato de terem que voltar logo ao trabalho e por não haver incentivo a licença maternidade ou até (isso é opinião pessoal) por acharem "esquisito" amamentar.

Americano tem um certo pudor com seio. Acha amamentar em público ou colocar uma foto amamentando na internet um absurdo...tratam quase como se fosse uma pornografia....não sei, mas acho elas muito esquisitas na forma que se relacionam o próprio corpo e como enxergam a amamentação.

De qualquer forma, conversando com alguns pediatras daqui de Manhattan, fui informada que apesar de a recomendação da Academia Pediátrica ser de 1 ano, sob o ponto de vista "anticorpos" são necessários 3 meses. Após esse período, o bebê recebe outros benefícios, mas não mais os anticorpos da mãe que fazem toda a diferença nos 3 primeiros meses.

Outra coisa que é diferente por aqui é que a partir dos 4 meses os pediatras permitem introduzir um tipo de mingau de arroz (rice cereal) para os bebês esfomeados. Tal mingau pode ser preparado tanto com o leite materno como com fórmula.

90% das americanas dão o tal do mingau. As estrangeiras, ao que me parecem até por uma questão cultural, são mais resistentes a idéia.

Independentemente de recomendação médica, diferenças culturais ou qualquer outra coisa, acho que a amamentação deve ser uma escolha única e exclusiva da MAE e, como tal, deve ser respeitada. Nada de atirar pedas em quem não gostou, não se sente bem ou por qualquer outro motivo não amamentou.

Se quiser saber como funciona a amamentação em outros países, clique aqui.

12 comments:

Claudia Storvik said...

Oi Paula. Aqui na Inglaterra tambem somos orientadas a dar esse mingau de arroz como primeira comidinha solida do bebe, mas preparamos com agua e nao com leite. Bjs.

Ingrid Gomes said...

Na Holanda tb rola mingauzinho, eu nunca fui boa em fazer mingau, então passei a bola, mas comecei com papinhas de fruta com quatro meses e meio! =)

beijocas

Maria Tereza said...

Parabéns pelo texto. É isso aí, a mãe que deve escolher ou não pela amamentação. bj

Unknown said...

O mais engraçado é que topless pode, hun?
Concordo que a amamentação seja uma escolha da mulher e não cabem assim críticas a quem é adepta ou não.

D. said...

Interessante que na Holanda tb existe essa relaçao com o corpo/amamentaçao. Fiquei intrigrada!

Um abraço.

Dani said...

Oi Paula,

Durante a minha licença maternidade, eu costumava assistir um programa americano que chamava "A chegada do bebê" (canal Discovery Home & Health). Então, sempre achei estranho o fato de que logo no 1° dia em casa os bebês já mamavam na mamadeira. E as mãs costumavam dizer que intercalavam fórmula com leite materno. Achei bem estranho.

Por aqui, não entendo bem a recomendação, porque 6 meses de amamentação exclusiva com licença maternidade de 4 meses não é incoerente?

Parabéns pelo texto,

Beijo,

Dani

Maya Segers said...

OLá apesar de ser adepta a amamentação pois acredito que é um momento unico de cumplicidade entre mãe e filho, tenho uma amigo que falo que o filho se apaixona cada vez mais pela mãe na hora da amamentação pois o olhar entre eles é unico. Mas concordo que cada um escolhe o que é melhor sem se é amamentar ou não e ate a idade que acha interessante. Precisamos aprender a respeitar as opnioes. beijos

Neda said...

Paula, acho que o mingau é algo bem presente na cultura alimentar do hemisfério norte. A relação do estadounidense com a amamentação é muito estranha para mim, mas a verdade é que é um país cheio de pudores e falsos pudores. Com o tempo e conhecendo algumas mães americanas me surpreendi com o numero de mães que amamenta, mesmo que a maioria delas complemente com formula. Uma coisa que me chamou a atenção é que poucas usam o termo "breastfeeding" a maioria diz "nursing".
Bjs

Carol Szabadkai said...

Oi Paula!
Apesar de ter amado a experiencia de amamentar e indicar, acredito sim que cada mulher sabe o que é melhor pra ela e para o seu filho, com direito de tomar qualquer decisao. Muito interessante as informacoes que escreveu.
Beijinhos!

Unknown said...

Aqui em Londres, se usa muito o baby rice quando se comeca a introduzir os solidos. Na veradde eh o primeiro solido, nao tao solido que introduzimos aos bebes. Eu sempre misturei com leite.
bj Carol p
www.motherlovedatabase.com

Ana Paula - Journal de Béatrice said...

Imagino que haja realmente essa mentalidade de dar conotação sexual aos seios expostos de uma mãe que amamenta. Bem, isso também é uma constante aqui na França.

Paty said...

Paula, Aqui na CA acho que tem mais um incentivo a amamentação. Quase todo mundo amamenta, e usam muito o nursing cover. Os pediatras também recomendam a introdução de alimentos somente aos 6 meses (mas eu fiz antes) e com o Rice Cereal, que e bem diferente do Brasil, pois ele e fortificado (pelo o que entendi, e pelo fato de serem um pais cerealista, diferente do nosso). Babi nao gostada do Rice Cereal entao eu misturava ele com os veggies... :-)
bjs

Related Posts with Thumbnails