Friday, April 8, 2011

O Conceito de Família nos Dias de Hoje

Ultimamente tenho me deparado com vários artigos e posts que falam sobre a diversidade familiar nos dias de hoje.

Finalmente, cada vez mais pessoas estão conseguindo realizar seus sonhos de serem pais ou mães independente de suas respectivas opções sexuais.

Acho que NY é um dos exemplos mais ecléticos quando o tema é família. Com minha filha em idade escolar, TODAS as escolas em Manhattan que fui conhecer apresentavam nas entrevistas não apenas casais gays, como também casais de etnias e religiões diferentes, além daqueles com filhos adotados.

A não ser que a escola seja religiosa, TODAS elas comemoram todos os maiores feriados em todas as religiões. Minha filha não só aprende na escola sobre o Natal ou Páscoa, como também sobre Rosh Hashana, Hanukkah, Ramadan entre outros. Ela irá conviver com coleguinhas que possuem duas mães, dois pais ou que não nasceram da barriga daquela mãe, sem contar os amiguinhos negros e asiáticos.

Eu acho essa diversidade maravilhosa e sou muito feliz por saber que meus filhos vão crescer em um ambiente de aceitação e respeito com o próximo.

Minha querida amiga Fabiana Saba, me apresentou um livrinho para crianças foférrimo que fala justamente que as famílias podem ser formadas de diversas formas: com duas mães, dois pais, filhos adotados, madrasta, padrasto, etc.

The Family Book by Todd Parr é um tributo a diversidade das famílias de hoje. Uma ótima dica de presente e excelente forma de introduzir ao seu pequeno a realidade do mundo ao seu redor.


Aliás, todos os livros do Todd Parr são incríveis.

11 comments:

Nane said...

Todd Parr era leitura obrigatoria aqui em casa !
Recomendo tambem os livros da Jamie Lee Curtis ( Tell Me Again About Th Night I Was Born fala de adocao ).
Bjs

Alexandra Aranovich do Café Viagem said...

Oi Paula
Adorei a dica do livro, mas gostei ainda mais da matéria das lojas na Vogue Kids. Show! Adorei ver lojas que não são as mesmas de sempre listadas em dicas por aí. De todas aquelas, eu só conhecia a crew&cuts.
Abs grandes (já comprei 2 guias)
Alexandra do Destemperadinhos

www.destemperadinhos.com
www.cafeviagem.blogspot.com

Lia said...

Achei legal essa política de comemorar todos os feriados religiosos e explicar seu significado. Na França, em nome do respeito, proibiram qualquer sinal externo de manifestação de fé. Ninguém pode usar burca ou crucifixo nas escolas. Acho que o caminho de tolerância é muito mais o primeiro que o segundo... As pessoas livres pra manifestarem suas crenças.
bjos!

Ana Valéria said...

Oi Paula,
Os livros dessa coleção são realmente especiais. Falam da diferença sem diferença, mostrando o que é verdadeiramente importante.
Amei suas últimas postagens em especial da Vogue e de dicas de locomoção em NY.
Ana Valéria

Vivian said...

ótima dica, sou madrasta e convivo com essa vírgula rs digamos assim, que assombra criancinhas rs !!

bjssss

Paty said...

Paula que fantastico! Vou dar uma olhada neste livro!!!
bjs

Pat in NYC said...

Outro livro que gosto é o The paper bag princess, que fala aborda o tema do principe encantado. No final do livro, ela nãp casa com o principe por ele Só dar valor ao superficial...

Claudia said...

Os livros do Todd Parr são otimos mesmo! Ele aborda os medos e dúvidas das crianças (até antes deles aparecerem). E o Livro da Família é 10! Boa dica

Liliane Arend said...

Simplesmente ADORO os livros do Todd Parr.
Já tinha comentado no blog sobre o livro dos sentimentos, me ajudou e ajuda bastante a ensinar para o pequenos sobre como ele se sente em determinados momentos.
http://londrescomfilhos.blogspot.com/2011/03/dica-de-sexta.html
bjo
Li

MInhas Dikas said...

Acho muito bacana sua filha poder crescer assim. Infelizmente em São Paulo isso está longe de acontecer pois as pessoas não são tão abertas e muito preconceituosas. Isso é uma das coisas ruins da nossa cultura, é um atraso...
Adorei esse post!
bjs

Paloma Varón said...

Adorei! Tanto a política das escolas quanto o livro. Precisamos tanto de iniciativas assim no Brasil (e no resto do mundo, né?).
Beijos

Related Posts with Thumbnails