Friday, September 25, 2009

Gripe Suína


Com a mudança de temperatura e o frio se aproximando, o frenesi com relação ao "swine flu" ou gripe suína começou. Alguns dos dados são assustadores: acredita-se que de 30 a 50% da população irá contrair o vírus e que até 90.000 pessoas poderão morrer*.

A maioria dos médicos acha que esse caso extremo não deverá acontecer por aqui. A temporada de gripe - como costuma-se chamar a época do inverno - no hemisfério sul já terminou e não houve mutação do vírus, que continua respondendo bem aos remédios e tratamentos.

A onda é previnir e dobrar a vigilância. Lavar as mãos com mais frequência, não dividir copos ou talheres, carregar consigo sempre algum tipo de álcool ou lencinhos anti-bactericidas, lavar muito bem frutas e verduras, cobrir a boca com o cotovelo quando for espirrar, etc.

Além disso tudo que nos parece um pouco óbvio, existe a tão falada vacina. A vacina estará disponível a partir de meados de Outubro deste ano. Crianças entre 9 e 18 anos precisarão apenas de uma dose. Menores de 9 anos talvez precisem de mais de uma dose (isso vai depender do histórico de cada um e das outras vacinas já tomadas).

Muitos andam questionando a eficácia dessa vacina, por ter sido desenvolvida tão rapido. Vários pediatras - inclusive o meu - acham melhor esperar um pouco para conhecer mais dos efeitos colaterais da vacina contra H1N1. Alguns ainda recomendam que os adultos em contato com crianças tomem a vacina contra a gripe suína para criar "escudo" de proteção ao redor das crianças.

Além de tudo isso, outra forma de dobrar os cuidados seria tomar a vacina contra a gripe comum. Apesar de nao ser eficaz contra a gripe suína, protege o sistema imunológico e deixa a pessoa menos suscetível a infecções....melhor do que nada.

O negócio é não entrar em pânico. Aumentar a vigilância e lembrar que no final das contas, a gripe suína é como uma gripe comum só que mais forte. Ambas matam.

Quem tiver interesse, vale a pena ler esse artigo sobre "swine flu" da Parenting.

*dados do President's Council of Advisors on Science and Technolodgy (PCAST)

2 comments:

dannah5 said...

Essa gripe eh meio complicada, ela tem um marketting pessimo, muito pior q as outras, e em alguns casos justifica mas conheci muita gente q teve e foi tranquilo, aqui se pegamos nem ficamos sabendo. O negocio eh realmente tomar os cuidados que tomamos com crianças pequenas, evitar o choque termico, se começar a fungar nariz, tossir, espirrar melhorar a alimentaçao e dar vitamina C mantendo agasalhado.

Meu marido tomou a vacina, e jura de pe junto q teve a gripe suina!hehe

Beijocas e muita saude por ai!

Paloma Varón said...

Como sou asmática, sempre tomo a vacina da gripe comum (gripe comum também evolui para doenças respiratórias e pneumonia, como todos sabem). Neste ano, dei na minha filha também. E não fiquei na neura. Acho que também esperaria um pouco antes de tomar a nova vacina. A não ser que a doença já estivesse muito alastrada, o que acho que não é bem o caso.

Related Posts with Thumbnails