Monday, March 15, 2010

O Direito do Consumidor

Um dos pontos altos de se morar nos EUA é o respeito com que o consumidor é tratado nesse país.

Tudo bem que aqui por ser a "meca" do consumismo mundial, não deveria ser diferente, mas de qualquer forma, ainda me surpreendo em vivenciar como o consumidor americano tem os seus direitos protegidos.

Por exemplo: se você vai a uma loja e compra um roupa, volta pra casa, experimenta e vê que não gostou, pode voltar até a loja e pegar o seu dinheiro de volta. Sim dinheiro vivo (ou crédito no seu cartão de crédito caso tenha sido esta a forma de pagamento).

Algumas delas você nem precisa apresentar o recibo. Isso vale para supermercado, compras online ou qualquer outra loja. Eu fico admirada e acho isso incrível. Talvez por ser tão diferente do que eu estava acostumada no Brasil.

Outro exemplo: comprei uma babá eletrônica online a 2 anos atrás. A imagem começou a ficar ruim e eu já não tinha mais o recibo e nem lembrava aonde tinha comprado a tal babá eletrônica. Contatei o fabricante diretamente, mandei de volta a babá danificada (eles pagaram pelo correio) e recebi em poucos dias uma novinha em folha.

O mesmo já aconteceu com meus óculos escuros favoritos. Minha filha quebrou uma das hastes. Na loja em que eu havia comprado eles me informaram o nome do fabricante. Contatei o fabricante e recebi um par de óculos novinho (o meu já tinha uns 2 anos e estava bem riscado). O mesmo já aconteceu com brinquedos, comida, produto de limpeza, etc.

Enfim, essa sem dúvida é uma das vantagens de se morar em um país desenvolvido. Obviamente, como tudo na vida, também existe o outro lado da moeda, mas esse é sem dúvida um dos pontos altos e eu acho que as coisas boas devem ser ressaltadas.

4 comments:

Camilla Carvalho said...

Posso dizer que depois de muitos anos morando aí me acostumei com isso e agora no Brasil sofro com isso...aqui é uma vergonha, não há respeito nenhum com o consumidor! Aproveita Paula!!!

Carla Cavellucci Landi said...

Vim escrever isso: o duro eh qdo a gente vai pro Brasil e acha que la vai ser igual... meu sogro comprou uma camera fotografica aqui e depois de 2 semanas usando achou que era muito sofisticada pra ele, a loja aceitou de volta sem problema algum a nao descontou 1 centavo do valor. No Brasil vc tem que contar com a boa vontade de quem te atende - isso pra trocar, pq devolver sem chance.

Fabi said...

Paula,

Adoro e acompanho seu blog mas nunca comentei. Hj tinha que me pronunciar pois vc me deu uma ótima idéia,comprei uma bábá eletrônica que após 1 ano de uso está apresentando problema de contato ao ligar o monitor. Vou enviar um email para a Summer, comprei aí em NY mas moro no Brasil, não custa tentar ver que jeito eles vão dar. Valeu a dica!bjo e parabéns pelo blog!

Unknown said...

Apesar de na Europa nao ser como ai, mas em geral a devolucao de artigos eh sempre aceita. Confesso q viciei neesa coisa de comprar roupa, e poder experimentar em casa e se nao quiser devolver. Realmente eh luxo para o consumidor!

Related Posts with Thumbnails