Tuesday, August 3, 2010

Blogueira Convidada

A Blogueira Convidada dessa semana é a Gisella Baptista do blog "Meu Fusquinha Rosa" que viaja com seus filhos de 5 e 2 anos desde que a mais velha tinha 2 meses!

Nesse post, a Gi da boas dicas e conta um pouco da sua experiência para as mães que ainda possuem um certo receio em levar seus filhos "junto na bagagem".

"Viajando com os pequenos by Gisella Baptista

Um dos primeiros blogs que passei a acompanhar foi este aqui, da super querida Paula, que dá dicas maravilhosas e escreve de assuntos tão interessantes, que quando ela me convidou para ser blogueira convidada, deu até um frio na barriga!! É uma honra e um prazer escrever aqui para vocês!

A Paula sugeriu que eu escrevesse sobre viajar com os pequenos, que no meu caso são dois, uma menina de 5 anos e um menino de 2, e embora no começo me parecesse que eu não tivesse muita coisa a acrescentar neste assunto, lembrei o tanto de aventuras, imprevistos e surpresas que já passei com eles em viagens, e achei que seria realmente legal compartilhar essa experiência com vocês!

Comecei a viajar com minha filha quando ela tinha apenas dois meses de idade, já que minha família mora em Brasília e eu em São Paulo, e estou pelo menos uma vez por mês nesta “ponte aérea”! Além disso, como não consigo viajar sem eles (só consegui por três dias, deixando com minha mãe e assim mesmo sofri bastante com a saudade), todas as viagens para fora do país que fizemos foram com eles “na bagagem”! E nunca deixamos de ir para nenhum destino que queríamos, apenas fizemos alterações em roteiros e adaptamos para eles. É claro que não conseguimos conhecer tudo o que gostaríamos, e levamos muito mais tempo para qualquer passeio que fizemos, mas tivemos o inesquecível prazer de compartilhar destes momentos com eles, de apreciarmos as risadas, as perguntas e a alegria que só eles poderiam adicionar a esses momentos!!

Já estivemos em Los Angeles, Las Vegas, San Francisco, New York, Miami, Orlando, Paris, Londres, Buenos Aires, Bariloche, alem dos destinos nacionais, como Bahia, Angra dos Reis e Curitiba. Sempre com eles!! Tem lugares dos quais eles nem se lembram mais e que não tem a menor idéia do que representa, mas para nós a presença deles foi um diferencial, tivemos a oportunidade de curti-los muito.

Com tudo isso, quero dizer que sou super favorável a viajar com as crianças, mas não esqueço de maneira nenhuma os incovenientes que isso traz...

Já tive muitos sustos e experimentei de tudo o que vocês podem imaginar!! Estive com minha filha de 9 meses em Miami em pleno furacão Katrina, sem energia elétrica por 3 dias, esquentando as papinhas dela com  fogo improvisado com chumaços de algodão e álcool!! Já tive que ficar dois dias com ela internada em Los Angeles, por causa de um Rotavírus, pagando uma diária de hospital mais cara do que qualquer suíte presidencial da cidade, o que me ensinou a ter SEMPRE um seguro saúde para viagens! Já fiquei sem vôo em Bariloche por causa das cinzas de um vulcão (que fechou o aeroporto) e tive que pegar um ônibus para viajar umas 6 horas até Buenos Aires, tendo apenas umas batatinhas fritas e as mamadeiras do meu filho para dar de comida a eles! No fim do ano passado, fiquei sem nossas malas por uns 3 dias na Disney...

Ou seja, imprevistos não faltaram, mas apesar de tudo isso, acho que vale sim muito a pena viajar com eles!!

É claro que aprendi a ser mais precavida, e além do seguro saúde, sempre procuro me informar onde estão os melhores hospitais em cada cidade e levo uma “mala” de remédios, com antibióticos, antigripais, antiinflamatórios, além de ter sempre biscoitos e mudas de roupas para eles e para mim na bagagem de mão, mas a maior mudança foi a expectativa positiva que aprendi a ter! No começo ficava com medo de que eles adoecessem, que tivesse algum imprevisto, que as malas se extraviassem, etc, o que inevitavelmente atraía essas coisas. Agora viajo mais tranqüila, mais calma, sem pensamentos negativos e torcendo para que tudo dê certo, e sabendo que mesmo que não dê, conseguiremos resolver qualquer coisa que aparecer no caminho!

Nessa última viagem para Paris e Londres, nem abri a mala de remédios! Eles curtiram muito! Fomos a todos os parques, aquários, zoológicos e lojas de brinquedos que encontramos, e quando queríamos visitar algum lugar “de adulto”, colocávamos os dois no carrinho de gêmeos que carrego pra todo lugar, “sacávamos” o DVD portátil e colocávamos um filminho. Era uma paz só!!!

Mas não se esqueçam que o planejamento é super importante!

Hoje em dia tem vários guias das cidades para as crianças, que trazem atividades, restaurantes e outras dicas. Além disso, tem vários blogs direcionados ao assunto, como este maravilhoso aqui, que consultei quando fui para NY!!"

10 comments:

Fernanda said...

Gisella, acho bem legal viajar com os filhos, e bem importante tambem, mas vc tambem nao sente falta de viagem de "adulto"?

Beijos e obrigada por dividir sua experiencia!

Camila Bandeira said...

Parabéns Paula e Gisele! Essa ideia da blogueira convidada é excelente. Realmente viajar com crianças é maravilhoso, mas requer planejamento e também uma pitada de aventura, nem sempre seguimos o roteiro à risca. Sempre procuro viajar com meus filhos e sempre volto muito feliz!

Andréia said...

Adorei o post, agora vou criar coragem para levar meu baby "junto na bagagem" tbm, rsrsrsrs!!!
Paula, parabéns pelo blog, visito sempre.
Bjsss

Anonymous said...

Nossa, sinceramente... achei meio programa de índio!!! Viajar com crianças mais velhas ok, mas com bebês...ah não sei não, talvez mude de idéia (o Antônio ainda está na barriga rs), mas por enquanto sou daquelas que só levaria crianças em uma viagem que elas aproveitassem muito a ponto de compensar "estragar" o meu passeio...afinal, apesar da saudade, viajar com o maridão e tirar umas férias da criançada não é nada mal né!!
Mas valeu o relato!
Bjs!!

Meu Fusquinha Rosa said...

Meninas,
Obrigada pelos comentarios!
As vezes sinto falta sim de uma viagem a dois, mas quando começo a planejar ja me dá um aperto no peito e fico pensando que "daqui a pouco" eles que ja vao querer viajar sozinhos, e que passa rapido... Hehe!
Quero tanto curtir essas fases com eles que acabo deixando o plano "a dois" para escanteio.
Mas pretendo fazer algumas viagens "romanticas" curtas, bem curtas, como experiencia! Sei que é importante!!
Bjs a todas!
Gi

Fabi Saba said...

Amei! Minha filha tem 2 anos e 3 meses e nunca passei nem uma noite longe dela. Eu e meu marido amamos viajar e quero poder ainda viajar MUITO com ela e a minha proxima que chega em novembro. Ja fui pro Brasil, Florida, California e lugares proximos (praias etc) com ela e sempre foi D+! Amei saber que eh possivel continuar viajando mesmo com dois e que vale a pena (assim como eu imaginava).
Obrigada!

Anonymous said...

Gi.. adorei! na proxima nao esqueca de contar a sua aventura em Washington quando houve nevasca!! :)
bjs fabiola

Viajando com Pimpolhos said...

Oi Paula,
Bacana! Eu não conhecia este blog e esta mãe viajante, imagina!
E quanto susto ela passou por aí! Bem, nem precisa falar né, mais eu sou mais do que à favor de viajar com os pimpolhos! (e claro que isso não impede momentos à dois!)
Beijos às duas!
Sut-Mie

Ana Maria Tobaldini said...

Gisella!

Adorei saber das suas experiências de viagem com os pequenos! Eu já viajei aqui no Brasil mesmo com o João Pedro desde que ele tinha quase 2 meses. Também tenho família fora de São Paulo, e faço minha "ponte-aérea" pra BH com certa frequência. Confesso que a primeira vez, sozinha, e de avião, e ele com menos de 2 meses foi uma decisão difícil. mas foi tudo ótimo! E houve também longas viagens de carro - em uma delas esqueci completamente do pacote de fraldas! Os imprevistos que imaginamos nem sempre acontecem. E, melhor que isso, é tão bom saber que existem pessoas solícitas no mundo! Com um bebê no colo as "boas almas" aproximam-se ainda mais da gente e sempre tem alguém pra ajudar a empurrar um carrinho de malas!
De todo modo, ainda pretendo saber sobre as suas viagens internacionais, já que ano que vem pretendemos visitar minha mãe que mora em NY State.
Parabéns!
Beijinhos!

Samantha said...

Incrivel!!!Que bom,nao sou louca sozinha!!!!Maes criativas ,capazes de fazer malabarismos para que tudo saia bem!!!!Eu e meu marido sempre levamos as nossas para todo lado,nunca atrapalharam(elas so vao ser crianças por alguns anos...)ja fiz muito programa de adulto e vou fazer de novo quando elas forem adultas!!!Melhor ainda...com elas. Da para esperar....