Thursday, August 19, 2010

Crianças Bilíngues são mais inteligentes?



Saiu matéria ontem no NY Times a respeito do aumento na procura de babás bilíngues em famílias americanas. Os pais atestam a dificuldade em se aprender um idioma quando mais velhos e, portanto, gostariam que seus filhos fossem expostos a outra língua desde cedo. 

Apesar de as pesquisas comprovarem que uma segunda língua facilita o aprendizado de um terceiro ou quarto idioma, dizem os pesquisadores que isso não significa que tais crianças sejam, necessariamente, mais inteligentes.

Ellen Byalistok, professor de psicologia da Universidade de Toronto e autor do livro "Bilinguals in Development: Language, Literary and Cognition" diz que crianças bilíngues tendem a ter um vocabulário mais reduzido em cada uma das línguas se comparado a uma criança monolíngue. Meio óbvia essa conclusão, mas prosseguindo...


Por outro lado, as criancas bilíngues são mais rápidas em separar atividades complexas, do tipo o significado de determinada cor ser diferente da cor que ela aparece (azul escrito em cor vermelha).

Muitas crianças bilíngues apresentam facilidade em matemática e ciências por conta para área do cérebro que precisa se desenvolver mais para aprender os diferentes idiomas. Por outro lado, apresentam dificuldade em atividades mais básicas como o alfabeto.

De qualquer maneira, muitas famílias monolíngues, seja em NYC seja em São Paulo, optam por colocar seu filhos em escolas bilíngues (caso de SP) ou contratar uma babá que fale outro idioma que não o inglês (caso de NYC) por acreditarem na necessidade da fluência em mais de um idioma (no caso dos nossos filhos acredito que, pelo menos, mais de 2 idiomas) nos dias de hoje.

foto web.

2 comments:

Lia said...

Acho o bilinguismo sensacional se for natural e justificado pela cultura familiar. Por exemplo, quando cada um dos pais tem uma língua materna diferente, ou quando a criança é criada num país diferente do dos pais. Acho super importante que a criança guarde o idioma dos pais, isso é história familiar. Agora, forçar um bilinguismo pra criar einsteinzinhos, acho uma grande bobagem. Daqui a pouco vão querer ensinar os bebês a derivar...
Criança tem que brincar e ser feliz!

Womber Woman said...

Querida Paula:
Adorei seu blogue, não lembro exatamente como o descobri, mas faz pouco tempo, coisa de duas semanas.
Também sou mãe, blogueira e expat. Moro em Barcelona e aqui todo mundo é bilíngue, pois além do espanhol, fala-se o catalão. Sendo assim, meu filhote é trilíngue, e a irmãzinha, agora com 14 meses, vai pelo mesmo caminho.
Queria deixar os parabéns, um oi e uma sugestão de visita no nosso blogue se você tiver um tempinho: http://varaldedentro.blogspot.com/2010/07/monticulos.html
Um beijo grande e parabéns!
Womber Woman

Related Posts with Thumbnails