Friday, August 20, 2010

Saga do Pinico - update

So para dizer que eu voltei atras e achei melhor esperar mais um pouco.

Hoje o dia comecou com uma poca de xixi no chao e caiu a ficha de que a minha filha ainda nao esta pronta. "Nao eh para ser dificil" dizem 80% das pessoas consultadas.

No meu caso esta sendo um transtorno, com mais acidentes do que acertos no pinico. Ela senta no pinico, nao faz nada. Levanta e faz no chao. Chega! Vou esperar mais um pouco...nao sei quanto. Talvez quando ela comecar a escola- no mes que vem- e ver os amiguinhos indo ao banheiro, ela se interesse.

Vou deixar rolar.

Ufa! To mais aliviada.

Pode deixar que eu vou dando um update para vcs caso a situacao mude de figura.

P.S.: desculpem a falta de acentuacao. Estou postando do ipad e nao sei como faz. Bjs

22 comments:

Luana said...

Paula,
Acho que é uma ótima esperar . Vc vai ver , ela vai querer largar a fralda quando vc menos esperar.
Bj grande,
FAbi

Fabi Misse / RJ

Fernanda said...

Paula,
O "red flag" pra mim nao foi a quantidade de acidentes, mas sim o fato de que ela nao faz a minima associacao: pinico=xixi/coco. O antecipar eh o mais dificil da aprendizagem, mas eles jah tem que ter uma nocao do conceito ou pelo menos mostrar que percebem (ou se incomodam) com a calcinha molhada/suja para depois aprenderem a avisar que estah vindo.

Dah um tempinho pra ela sim (e pra vc), mas eu se fosse vc, nao somia com o pinico nao. Deixa ali no banheiro, mesmo que seja soh pra ela "brincar", cantar musicas, desenhar (ou pra nao fazer nada), aposto que daqui a pouco dah um click.

Beijocas

Mary said...

paulinha, relaxa mesmo, cada crianca tem seu timing!
Nunca vi adulto usando fralda!

o meu Antonio dorme ate hj de fralda com quase 4 anos !
bjo bjo

Dani said...

Adoro ler os blogs das mamães e já me preparar para os desafios do futuro!
Ser mãe é ser paciente!

Paty said...

Paula, acho que voce tomou a melhor decisao para voces duas, agora! Bjs!

Anonymous said...

Oi Paula!

Acho que vc está certíssima em esperar! Cada crianaça tem seu tempo e é um cúmulo mesmo como as pessoas (aqui no Brasil - até então eu não tinha pensado a respeito de outros países) acham que as crianças precisam deixar as fraldas cedo!

Eu nem liguei para todos os comentários indiretos e diretos. EU percebi quando era a hora e quem me deu a dica foi MEU FILHO. O processo todo durou uma semana, e nos primeiros dias foi um deusnosacuda, mas sobrevivemos todos, limpei muito cocô por aí e lavei muitas e muitas calças, mas jamais perdi a paciência e em 7 dias, bem certinho, ele estava muito bem obrigada!

E por falar em Dora, o Lucas adora, então, toda vez que ele conseguia pedir e fazia direitinho, eu fazia uma festa no banheiro e cantávamos aquela musiquinha do desenho: Conseguimos, conseguimos, conseguimos, yeah!!! (e eu inventei o resto neh, mas no mesmo ritmo). Menina, foi um sucesso!

E ele tinha 2 anos e 6 meses.
E até agora usa a fralda noturna. E não tenho pressa nenhuma em tirar!

Dê uma pausa! Sem culpas!
Ela mesmo vai te dar a deixa ;)

Boa sorte!
Beijocas
Ju

Ana said...

Oi Paula!!! nossa,essa fase é mesmo complicada.. :-/
mas olha..eu pulei o pinico...comprei logo aqueles redutores de vaso, e apelei logo p ele..achei q teria dois trabalhos..um p acostumar ele no penico,e depois p o vaso...fui logo para o vaso de uma vez..foi bem rapido! ;-)
no inicio eu levava ele p o banheiro,mesmo ele sem vontade, eu ja sabia mais ou menos qndo ele ia fazer, e levava ele antes..sentava ele lá e ficava conversando c ele..td dia..ate ele se acostumar primeiro com o "local"..ate q se tornou natural p ele..td sem pressa...
outra coisa q ajudou muito: eu levava junto um piniquinho sim,mas quem sentava nele era o seu boneco de pelucia favorito..ao lado dele..ele achava o maximo ir no banheiro junto do "amigo"...kkkkkkkkk...
tomara que de certo,mas so faça qndo vc achar que esta na hora certa...se achas q e melhor adiar,faça o que seu coração manda..intuição de mãe não falha nunca!! ;-)
bjs,otijo fim de semana!!!

mperri said...

É isso aí!!!!
Acredite, quando ela estiver preparada, ela mesma vai querer tirar a fralda! E, mesmo assim haverá acidentes, mas bem menos!
Changing your mind when you see it fit... that is good mothering!

Anonymous said...

Paula, um errinho de portugues no comeco do texto:
voltei atrás, e não a traz. beijos, gosto muito do seu blog.

Anjinho said...

OI te aehi no blog da mae da lulu, e resolvi te seguir.
Vendo a saga do pinico, resolvi da minha opnião, ñ tenho filhos, mas tenho um pouco de experiencia, pois já trabalhei em creches.
Olha, é possível sim tirar desfraldar as crinaças ainda pequenas, já vi casos disso acontecer aos 6 meses, o q eu achei incrível, mas....
realmente é uma situação q exige mta paciência, isso deve tá acontecendo dela fzer no chão, exatamente por talvez ter demorado um pouco pra vc ter tomado esta iniciativa...(digo demorar pra nós brasileiros..( já q vi vc citar q onde vc mora é mto normal)
Mas, uma dica é você comprar um tampinha pra a privada, a tampinha é colocada no vaso de adulto mesmo, mas com a tampinha, ela fica ideal pra criança.
Pois, a criança tem a tendência de imitar os adultos, e vc pode sempre está indo ao banheiro e deixando ela ver vc usar o vaso e tal, ou então vc finge tá usando e ela vai fzer questão de imitar a mama~e.
bjokas e espero ter ajudado.

Meu Fusquinha Rosa said...

Que ótimo que resolveu sua vida, Paula!
Acho que na hora certa vai ser mais fácil!
Ah lembrei de uma coisa com um comentário acima...
Toda vez que eles faziam certo, principalmente o numero 2, eu também fazia uma festa, cantava parabéns, chamava as empregadas... Com isso eles adoravam fazer certo e ficavam orgulhosos, já esperando a festinha!
Quando você recomeçar, você tenta!
Bjs
Gi

Livia, mãe da Carol said...

Isso mesmo Paula. Foi o que falei no outro post do penico, e preciso saber a relacao da Nina com o penico, se ela entende o pq ele esta ali e para que ele serve. Se ela ainda nao chegou nesse nivel de compreensao, so vai rolar estresse. A escola normalmente ajuda muito no desfralde, vc vai ver. Com a Carol foi assim. E como vc disse o desfralde e simples sim, mas so qdo a crianca esta preparada. Com a Carol eu tentei tanto e nao tive sucesso, qdo ela estava pronta, o processo que tanto me estressou durou apenas 2 dias. E olha, penico e sempre no banheiro. Temos receio deles nao aguentarem chegar ate la, mas e necessario que eles saibam prender um pouco pq na escola ou na rua o penico nunca esta ao lado. Deixe este portatil so para a rua. E assim que faco aqui em casa. E lembre-se sempre, pode demorar um pouco, mas a Nina nao usar fraldas para sempre!

Paula Duailibi Homor said...

Meninas,

Queria me desculpar pela péssima grafia do último post.
Fora a acentuação gráfica, recebi comentários sobre a gramática.
Obrigada aquelas que "corrigem". Não me incomodo, mesmo porque, eu não uso o corretor ortográfico após terminar de escrever o post. Ademais, muitas vezes posto do Ipad ou de outro computador que não consigo nem acentuar (crase é uma coisa que não uso nunca! No matter from which comp. I am writting). De qq forma, vim aqui ˜ão me justificar, mas dar uma breve explicação para quem se incomoda com os errinhos ortográficos: os comentários são sempre bem vindos. Pode fazer que eu vou e corrijo, mas infelizmente vou continuar postando do meu jeito, que é "fast post" sem tempo para ficar passando corretor (na maioria das vezes nem releio o que eu escrevo). EH pá pum! O blog é meu hobby e é assim que gosto de fazê-lo.
By the way: consultei um especialista que me afirmou que hj em dia ambas as grafias Penico e Pinico são aceitas. bacio!

Adriana Stock said...

Oi, Paula. Que pena que nós não fomos ao playdate. O Diego tinha pego um resfriado e a Paola estava se curando de uma gripe forte. Enfim, acontece. Fica para a próxima.
Olha, eu já passei pelo mesmo desespero com essa história do pinico. A gota d'água foi quando ela fez cocô bem na minha frente enquanto eu dava a mamadeira para o Diego. Nem toquei mais no assunto, mas ela tem me pedido para usar a calcinha. Resultado: limpo vários acidentes o dia inteiro. Um saco mesmo. Ontem joguei fora a calcinha da Cinderela que ela adora porque não tive coragem de limpar o cocô. Fico na dúvida se sigo com essa tortura, mesmo que ela me peça para usar a calcinha ao invés da fralda...

Bianca said...

Pá, tirando um pouco de sarro, umas mães aqui no Brasil que se preocupam tanto com o desfraldamento q se esquecem de outras coisas. A criança faz então xixi no pinico que é uma blz, mas não fala uma palavra, de tão estressante que foi cumprir essa tarefa de fazer xixi no pinico. Está comprovado que a criança não tem condiçoes para tirar na média antes dos 2 anos, o esforço que se exige dela é muito grande para dominar "suas saídas". Não queremos criar filhos pressionados até na hora de fazer as necessidades básicas, não é? Já basta o resto das nossas pressões...poxa, deixa esse momentinho ser relax. Apóio sua decisão.

Re said...

Paula, relaxa..meu sobrinho tem 2 anos e 9 meses e só agora ele tirou a fralda do dia e detalhe, em apenas 2 dias..isso pq ele estava mais maduro e entendia melhor o lace xixi e coco no pinico, o que facilitou mesmo. Acho que cada criança tem seu tempo e temos que respeita-la, sem cair nas cobranças externas. Bjs

Daniela de Floripa said...

Sou mãe no Brasil e sem babá e , também penso que cada criança tem seu tempo e que tentar adiantar o processo , muitas vezes acaba sendo frustrante para todos.
Assim que meu filho completou 2 anos , tentamos o desfralde , vi que não estava pronto e que logo viria o inverno , parei tudo e só tocamos novamente no assunto , quando chegou o verão e ele já estava com 2 anos e 8 meses Foi super tranquilo. Em uma semana estava desfraldado e quase sem acidentes (de coco mesmo , naõ lembro de nenhum).Depois de uns 2 meses notei que a fralda noturna amanhecia seca vários dias seguidos e tirei a noturna e nunca teve acidentes.
O penico só foi usado na primeira tentativa , na segunda usamos o vaso mesmo.
Espere o tempo dela e tudo dará certo!
Beijos

Anonymous said...

Nossa Paula, estava lendo seu post e me passou um filme na cabeça, tambem fiquei super angustiada na época que tirei a fralda do meu filho, hoje ele tem 5 anos e saiu da fralda com quase 3, todo mundo achava uma absurdo, as professoras da escolinha pressionavam muito, até que desisti e ele continuou de fraldas por mais alguns meses, tentei de tudo, pinicos de todos os tipos, coloridos que tocavam música, não tinha jeito, ele não fazia, segurava por horas e horas.....no final eu me senti péssima por ter insistido porque um belo dia ele mesmo me pediu para ficar sem fralda e nunca mais usou, nem pra dormir...cada criança tem seu tempo !!
bjs

Patrícia Lopes de Lara said...

Paula essa fase da "pocinha" é bem chata.As duas primeiras semana são as piores porque parece que eles não entendem bem o que está caontecendo. Tirei a fralda dos meus dois meninos depois dos dois anos, dizem que menino é mais demorado, e só tirei de dia, e depois da noite. Não consegui tirar tudo de uma vez só. o Be que tem 3 anos e 5 meses não usa mais fralda a noite desde o começo do ano, más agora que está bem frio aqui, adou escapando um monte á noite, e eu estou a uma semana acordando de madrugada para levá-lo ao banheiro. Então é assim, fase, mais difíceis, ás vezes vai e volta haja paciência,pano de chão e calcinhas ( no meu caso cuequinhas. Bjs e boa sorte

flavia soares said...

Oi Paula
Gosto muito do seu blog e passo sempre por aqui mas nunca tinha comentado.
Eu também acho que as crianças avisam quando não querem mais a fralda e que já estão preparadas.
Com minha primeira filha, hoje com 5 anos foi assim: primeira tentativa na escolinha com 2 anos e pouco, no verão e ela com pânico de pinico. Claro que não rolou... Foi tirar com quase 3 anos, 2 meses antes do nascimento da minha segunda filha! Pouquissimos acidentes depois. Já a segunda está com quase 3 anos, diz que fralda é coisa de bebê, usa o vaso com redutor de vez em quando mas ainda está muito comfortável com suas fraldas. Então estou pacientemente esperando o dia em que ela me dê alguns sinais de que já está na hora. E agora já não me incomodo mais com as caras de espanto quando digo que ela ainda usa fraldas...
Parabéns pelo blog
Um abraço

Anna Paula said...

Paula,
Minha filha tirou a fralda com 2 anos, agora ela yem 2 anos e 8, foi super fácil, mesmo, mas tive orientações preciosas de como fazer isso, o pediatra dela me ensinou os passos, nós fizemos e foi como num passe de mágica: nunca escapou nenhum xixi, nenhum cocô. Se quiser saber me escreva no meu e-mail e eu lhe mando tudo explicadinho, sei como a gente fica, eu achei que sofreria e acabou sendo super tranquilo. Mas é preciso lembrar: cada criança tem seu tempo, e o tempo que ela precisa para tirar a fralda não diz nada sobre suas possibilidades, é só mais uma etapa e assim como todas as outras, cada um tem seu tempo, seu momento, sua hora. Mas acho que seria interessante vc tentar as orientações que o médico passou, faz muito sentido pq vc vai ensinando a criança a fazer suas necessidades no vaso sem estresse, sem que ela se frustre com as escapadas, pq é desgastante para elas também, especialmente para elas. Acredito que tirar fralda é um processo que precisa ser ensinado e que os pediatras deveriam nos orientar para que tirar a fralda não virase literalmente tirar a fralda. Bjs

Orangotango - Paula said...

Paula,
Também me chamo Paula e minha filha também se chama Nina. Coincidências da vida...
Vim parar aqui por intermédio da querida Suit-Mie. Frequento o blog dela e fiquei muito feliz com o depoimento dela aqui.
Aí pera minha surpresa me deparo com este post sobre pinicos! Fiz um lá no meu a um tempo atrás dividindo também estes momentos tão marcantes de nossos filhotes. Dá uma olhada se puder! Nina tem este pinico portátil- compramos aí mesmo!!!!
Não resisti e estou aqui te escrevendo!
Parabéns pelo blog, uma graça mesmo!
Vou voltar mais!
Ah, e Parabéns pela escolha da Suit-Mie, ficou um lindo post!!!
um bj,
Paula - Orangotango
http://blog.orangotangoloja.com.br/?p=925

Related Posts with Thumbnails