Thursday, August 19, 2010

A Saga do Pinico


Quem foi que disse que tirar a fralda é fácil?

Da para você vir aqui me ensinar, então?

Minha filha tem 2 ano e 4 meses e, no Brasil, veja bem apenas no Brasil, as pessoas ficam horrorizadas quando eu digo que ela ainda usa fraldas. Digo apenas no Brasil porque aqui nos EUA a média de idade para se tirar a fralda é 2.5 a 3 anos.

Enfim, esperei o verão para que ela pudesse ficar "peladinha" livre-leve-solta. O pinico escolhido é aquele portátil que eu já falei aqui, pois a criança faz (quando faz) as necessidades em um saquinho plástico descartável. Ok...nada ecológico, mas é por um bem curto espaço de tempo.

Bom, comecei ontem com uma amiga cuja filha tem a mesma idade da minha. Achamos uma boa oportunidade durante essa semana que estamos na casa de praia. Só hoje, do meu lado foi 1 cocô e 3 xixis no chão. Do lado dela eu não sei porque não estou dando conta nem de contar os meus acidentes....

Gente, deu pra perceber que estou irritada? Que saco ficar limpando xixi e cocô do chão. E ficar lavando a calcinha fofinha da Dora, entao? Sim, porque tirar a fralda tem que vir com o atrativo de se usar calcinha de "big girl" com qualquer que seja o tema que atraia a pequena. Também tenho tentado o prêmio com adesivos ou balinhas "gummy bears". Nem isso atrai a vontade de se sentar no pinico. Será que devo deixar o pinico dentro do banheiro? Como esse é portátil, estou levando para todo lugar da casa: sala de tv, piscina, varanda, etc. Sempre a postos para aquela vontadezinha....

O negócio é que minha filha acha que o pinico é uma brincadeira e ela só senta nele quando está afim. Ela ainda não entendeu o motivo disso tudo (pelo menos não que eu tenha percebido) e eu não tenho conseguido fazer ela se sentar a cada 30 min para ver se tem algo para sair....ela fica molhada (ou cocozada) e não ta nem ai.

Como é que as pessoas têm a AUDACIA de dizer que essa master operação de limpa-chão-lava-calcinha-o-dia-todo seja fácil???? ahhhhhhhhhhhhhhhhh quem diz isso são as do time babá-folguista- empregada-tia-da-escola fazendo o serviço?

Ah tá, faz sentido.

Tô de bode!

28 comments:

Fe Piovezani said...

Paula, primeiro: aprendi que não se lava calcinha suja de cocô. Você joga ela no lixo!!
Segundo: você vai ver que são só dois dias no máximo de canseira limpando chão...você vai ver!!
Take it easy!!
Já vai passar....rsrsrsrssss...beijão e boa sorte!!

Paloma Varón said...

Paula, não é fácil meeesmo. É difícil, é desgastante, mas é mais uma etapa a ser vencida. Por vcs duas.
Mas, olha, é preciso paciência, para que este processo não se torne traumático (logo, mais demorado) para ela.
Em casa, eu lavava as calcinhas de cocô. Se era na rua, jogava fora mesmo. Tem que ter muitas calcinhas.
Eu comprei DVD, livro e boneca que fazia xixi no penico, tudo para incentivar. O xixi foi resolvido em uma semana, mas o cocô na calcinha durou quase um ano. Trash...
Beijos e boa sorte

mperri said...

Calma!!!
Na verdade, acho que ela está te dizendo que ela não está pronta! Na hora que tiver, o processo vai ser tão natural!!! Dá um tempinho a mais para ela... vai ter uma hora que ela vai declarar que "num queio mais faldinha!" e pimba!!!
Essa regra de idade para desfralde é coisa de gente que não tem filho ou não tem mais o que fazer!
Acredite, ela não vai usar fraldas para sempre... quando for a hora, ela desfralda!!!
E, se alguém te disser que acha ruim, manda a pessoa ir criar os próprios filhos, que da tua sabe você!
Aqui no grupinho da minha Alice, muitos ainda estão nas fraldas... alguns já estão completando 3 anos!
Fica tranquila!

Paula Duailibi Homor said...

Eu tenho mais duvidas:

1) como fazer para nao ocorrerem acidentes enquanto sentada no sofa? Nao senta nao sofa ate aorender? So senta no chao?

2) quem tem carprete em casa, como faz? Cobre tudo com plastico? Nao deixa a crianca ficar no proprio quarto se este tem carpete?

3) ficar sentada no pinico da hemorroidas? Pode deixar sentada qto tempo ate fazer? Pode ver um desenho na tv sentada no pinico?

Ahhhhh vou comprar o "potty for dummies" pq ta dificil viu...

camilla de carvalho said...

Paula, acho que o melhor é esperar até que ela esteja pronta! Eu também sofri com este preconceito quando voltei pro Brasil e meu filho ainda usava fralda com 2 anos e 9 meses. Eu não estava nem aí. Quando eu vi que ele já estava pronto (sempre avisava quando estava fazendo) resolvi tentar tirar. Sem exagero, foram apenas 2 xixis no chào e nenhum coco fora da privada. Quando eles estão prontos é um processo super natural!

Meu Fusquinha Rosa said...

Oi Paula,
Não é nada fácil mesmo, mas acho que cada criança tem o seu tempo. Com minha filha tirei com 2 anos e 3 meses e foi difícil, achei que fosse surtar, hehe! Realmente evitava que ela ficasse no sofá da sala, deixando ela mais nas cadeirinhas e puffs dela. Uma coisa que ajudou foi deixá-la "suja" de xixi um tempo para que ela ficasse incomodada e visse que não era brincadeira, que não cheirava bem e que ficava gelado!!
Eu também perguntava a toda hora se ela queria ir ao banheiro, levava sempre, para diminuir o numero de "escapadas"!
Quanto ao numero 2, talvez seja melhor você ficar atenta aos sinais (pum), ao invés de deixar ela sentada lá por um tempão.
Mas volto a dizer que cada criança tem seu tempo e concordo muito com o que mperri disse acima, porque meu filho deu um trabalhão quando tentei tirar com essa mesma idade, eu voltei a colocar fralda e só tirei com 2 e 6 meses. Pode parecer pouco tempo de diferença, mas foi muuuuuito mais fácil, em função do maior amadurecimento dele!!
E independente de qual país estejamos,ninguém tem nada a ver com a idade "certa" de tirar fralda, mamadeira, chupeta ou qualquer outra coisa!!
Cada criança é de um jeito.
Bjs
Gi

Anonymous said...

eu não queria rir, paula, mas hahahahaahaha,
perdoa?
caraca, eu nem deveria ler esse post porque ainda não passei por isso e vou ficar com essa impressão de trauma.
já tô apavorada.
trauma/meda/gastura.
eu sabia que tinha uma razão pra eu não querer carpete em casa.
força aí, paulinha!
força aí, dora (poor thing...)

Fernanda said...

Paula, eh um saco completo, concordo, mas uma hora vai.
Eu tirei a fralda do Andre com 2.5 anos tambem e nao eh que foi uma brisa (vaaaaarios acidentes de xixi e coco), mas nao foi um horror como eu tava imaginando. Eu mudei algumas coisas na minha estrategia ao longo do processo:

1) Ele tinha um piniquinho que eu achava super fofo, com descarga que tocava musica, achei que ia ser legal fazer daquele momento algo ludico para nao deixar o cara cabreiro. Maior besteira! Como vc disse ele achava aquilo um brinquedo e se distraia ao inves de focar nas "necessidades". Comprei um daqueles toilet seats da Bjorn e facilitou minha vida.

2) Eu colocava pull up para saidas (durante o caminho) e achei que comecou a confundir. Entao, comprei um MONTE de cuecas e forro pra carrinho/car seat e torcia para dar certo. Sim, limpei xixi do car seat, mas achei que era melhor ele saber: pull ups soh para dormir.

De resto, eu fazia o que vc estah fazendo: levava de meia em meia hora pro banheiro; dava stickers ou m&ms (1 para xixi, 2 para coco); e eu fazia ele ir comigo (ou com o pai) no banehiro toas as vezes que a gente ia para saber como era, e convresavamos sobre o assunto.

Ah, eu acho que vc deveria deixar o pinico soh no banheiro, de novo pelo fato de quanto menos variaveis na equacao melhor, pois na minah opiniao consistencia eh chave!

Eu sei que eh desanimador, mas a fase punk dura rapido. I promise! E eu acho que tem crinacas que nao estao preparadas na idade "x" como a mperri falou, mas acho tambem que pra algumas o processo eh bem mais complicado e nada natural. O fato de vc estar a bordo eh super importante, se vc mostrar pra ela que vc confia que ela consegue ela vai conseguir.

Beijos!

Patsi said...

Amiga, so e dificil quando eles nao estao prontos!
Com a Carolina (no dia que ela completou 2 anos!)foram so 2 dias de xixi no chao e ela entendeu perfeitamente.
Tentei quando o Luca tinha 2 anos e 3 meses no Brasil (verao, peladinho....) e foi um desastre!E olha que ele amava o livrinho do Henry, o menino que fazia xixi e coco no penico, mas achava que nao era com ele!
Voltei as fraldas e esqueci do assunto...e com 2,5 milagrosamente deu certo e foi taaaao facil!
As vezes escapa um xixizinho, mas nao posso reclamar nao! Detalhe: o coco nunca escapa, mas so vai se botar fralda ate hoje, ele tem panico do coco caindo "la embaixo, na privada"- go figure.
O "truque" e quando eles aprendem a fazer xixi "de proposito", ai eh so levar a cada 2 horas que nao tem erro.
Ate amanha!
Beijos
PS: As fotos delas estao muito fofas!!

Livia, mãe da Carol said...

Paula, só acha fácil quem nunca passou por isso. Desfraldar a Carol foi até agora o maior desafio que encontrei na maternidade. Olha só, para te consolar, Carol deixou as fraldas de vez com 3 anos e 2 meses! Sim, me achavam um ET e eu pouco me importava. Não existe idade, temos que saber reconhecer os sinais que nossos pequenos emitem, se estão ou não prontos para esta nova etapa. Na verdade tentei, sem sucesso nenhum, tirar a fralda da Carol qdo ela tinha 2 anos e meio. Foi um caos! Era xixi e coco pela casa toda, eu me estressava de passar o dia limpando o chão, sofá, cama, tapetes...ela não entendia o que era penico, e que deveria usá-lo. Tentei por 1 mês e depois vi que ela não era mais burra que a amiguinha e sim não estava preparada. Voltei com as fraldas e com 3 anos tentei novamente o desfralde. Ela tinha acabado de entrar para a escola e a maioria das meninas já estavam sem fraldas. Isso ajudou demais, pq ela via que as amigas usavam calcinha. Um dia chegou em casa e me pergutou pq ela não usava e eu expliquei que ela ainda não sabia usar o banheiro. A partir daí ela quis sair das fraldas. Fazia questão de ir ao banheiro. Para vc ter uma idéia desde que ela resolveu que queria deixar de usar fraldas, NUNCA aconteceu acidentes, nem em casa, nem na escola. A chatice foi o coco. Nem gosto de lembrar. Na escola nunca teve acidente com coco pq ela estudava de manha e so faza coco depois do almoco, mas em casa um saco! Eu passava o dia perguntando se ela queria e ela dizia que nao depois chegava para mim e dizia que tinha feito na calcinha. Isso durou 2 meses e eu me aborreci muito. achei que ela realmente tinha problemas. Levei ao pediatra e ele me disse..."relaxa, vc está estressada e com isso atrapalhando o processo". Ok, daquele dia em diante resolvi que não me estressaria mais. Passaram dois dias e ela simplesmente sentou sozinha e fez o coco. Portanto, relaxe. Quanto mais tranquila vc estiver, mais fácil será e antes de tudo veja se a Nina está preparada para isso. Veja a relação dela com o xixi, com o coco, com o penico. ela está entendendo o pq do processo? são perguntinhas fundamentais que vc deve se fazer. Boa sorte!

Pat in NYC said...

Paula, tbm estou rindo... Sorry!
Com o Gastao foi super facil, tirei ele nao tinha dois anos. Quem me disse que achava que ele estava pronto foi a professora e me perguntou se eu estava pronta.
Ela me explicou que o pinico deve ficar em um lugar fixo (banheiro), colocar ele ao levantar, e depois de comer.
Ahhh!! E jogar a cueca fora e mostrar a ele que estragou.
Vou dar uma opiniao pela foto, este pinico nao eh desconfortavel, sentar no saco?
O meu dilema esta sndo tirar a chupeta, acho que cada um tem o seu. Bjos

Fabiana Misse said...

Paula,
Tudo bem?
A Luana minha filha deixou de usar fralda com 2 anos e 11 meses.
E foi no dia que ela decidiu.
Antes eu fiquei insistindo muito, tentei de tudo. De repente ela não quis mais. Passou a incomodá-la. Acho que cada criança tem um tempo mesmo.
Ela não quis o pinico de jeito nenhum, risos. Só queria no vaso.
Hoje na sala dela na escola tem crianças com 3 anos e meio que ainda usam fraldas, principalmente a noite.
Vai dar tudo certo, quando vc menos esperar. Ela vai te surpreender positivamente.
Bj e parabéns pelo blog,
Fabi
Fabiana Misse

ADORO O BLOG!!!

Fernanda said...

ps: Ah isso! A Pat me lembrou de uma coisa importante! Quando eles levantam ( ou comem) eh o melhor horario, porque eles as chances deles estarem com vontade eh enorme, o que aumenta a chance de voce poder recompensar a ida no pinico/privada. Aprendi isso quando estava treinando a Luna! ;)

Renata said...

Paula, cada criança tem seu tempo. Tenho 3 crianças que já passaram por esta fase. Com elas, consegui tirar a fralda quando completavam 2 anos, mas, no Brasil, este processo acontece em casa e na escola simultâneamente, o que ajuda bastante porque a criança vê os colegas indo ao banheiro. Oferecer o pinico a cada meia hora funcionou na minha casa. Obviamente que ela não irá fazer suas necessidades toda vez, mas vai se acostumar com o uso do pinico. Na minha casa, o pinico ficava no banheiro para que eles pudessem procurar expontaneamente.
Também comemore com ela sempre que ela usar o pinico. Na minha casa, mostravámos como o xixi e o cocô vão embora pela descarga...
Mas não sofra! Toda criança sai da fralda, mas cada uma no seu tempo. Renata.

mperri said...

Esqueci de falar lá em cima que a minha Alice desfraldou sozinha, com 2 anos e 3 meses... porque ELA QUIS... eu sempre deixei o penico ali, para ela, disponível... uma vez ou outra ela sentava e achava graça, mas uma vez fez coco ali e se assustou... quando joguei o coco no vaso para dar descarga, foi um trauma... ela chorou e falou que o coco era dela e que eu não podia jogar fora!rs
Eu já tinha desistido do desfralde e já tinha me conformado que ela usaria fraldas até a formatura dela da universidade... um dia ela chega da escola e simplesmente não admite que eu coloque fralda nela, nem por um cacete... e eu achando aquilo uma LOUCURA! Ela nunca tinha feito pipi no penico por vontade própria!!!
Pois bem... ela declarou que não usava mais fralda e pronto... eu tinha um redutor de vaso e resolvi tentar dela usar o vaso, ao invés do penico... foi mégico! Ela ODIAVA o penico e no vaso ela passa HORAS!rs
Depois saquei que ela tinha NOJO do penico!hahahaha
Enfim... ela ainda usa fralda noturna e eu não tenho a menor intenção de tirar... só tiro no dia que ELA disser que quer tirar! Até lá, eu peço desculpas ao meio ambiente, mas vai ser uma fralda descartável por noite!

Unknown said...

muito engracado! eu tb to nessa fase e morrendo de preguica, Gabriel nao quer nem ouvir falar em pinico... tentei um pouco, mas percebi q ele nao esta pronto. entao to esperando mais, mas essa pressao q TEM de ser no verao, aiai. sorry, acho melhor no outono q saimos menos. me indicaram esse livro: POTTY BOOT CAMP www.thepottybootcamp.com
fica 2 a 3 dias em casa, tira todos os tapetes, e resolve a questao! se for o caso, vou apelar!
bjs na Nina e boa sorte!

Carla Cavellucci Landi said...

Paula, desencana de quem fala mal: isso eh coisa de gente que adora se meter na vida alheia e vai falar anyway, esteja voce fazendo certo ou errado.

Eu tive uma amiga que tirou com um ano 'pq os livros orientavam desta forma", sofreu com acidentes direto e teve que voltar a fralda; ou seja, como muitas disseram la em cima, eh algo que voce sozinha nao pode decidir, a crianca tem tambem que 'topar".

Comigo foi meio sem querer: um dia acordei de manha e descobri que nao tinha uma fralda em casa. O Lucas tinha uns 2 anos e meio (eu acho), e eu entao decidi arriscar. Conversei com ele e contei que ele iria pra escola usando cueca (igual ao papai!!). Ele tinha umas cuequinhas proprias para usar por cima das fraldas e foi uma delas a escolhida (Batman!!). Detalhe: a cuequinha era como um short, entao, ficava aparente (e nao escondida sob a roupa, era algo que ele poderia 'mostrar".
Fizemos da ocasiao uma grande festa! Pedi que ele entao avisasse sempre que quisesse ir ao banheiro. Confirmei se ele havia entendido e o que ele iria fazer caso quisesse ir ao banheiro. Levei-o ate a escolinha (sem acidentes no caminho!) e avisei as tias. O dia inteiro foi perfeito!
Na volta pra casa pegamos muito transito... e ele segurou direitinho! Infelizmente o acidente foi acontecer bem na porta de casa, e ele chorou muito, mas eu o tranquilizei, dizendo que ele tinha conseguido, e que aquele acidente nao tinha sido nada demais, mudei de assunto e so foquei na conquista. A partir dai ele nunca mais usou fralda durante o dia! (ironicamente nao me lembro de como foi com o cacula!)

Pode ser que por estarem brincando, elas se distraiam e esquecam de avisar, o que tambem eh normal.

Entao, mais dia menos dia ela vai tirar a fralda sim, nao esquenta... e curtam muito as ferias e as meninas, pois vc e a Fabi um dia vao morrer de saudades de tudo isso!

Deb said...

Paula,

A Tathi parou de usar fralda quando tinha dois anos. E foi super natural.

Acho que tem muito isso da criança estar preparada.

A gente explicava pra ela sobre o banheiro e sobre o processo.

Normalmente, logo depois que ela fazia xixi ou cocô a gente deixava ela sem fralda por um tempo, pra ela acostumar - e pra gente não correr riscos também.

Daí ela foi percebendo que era melhor sem fralda a gente foi aumentando os intervalos sem fralda. Daí começou que ela dizia:
- Não, mãe. Não quero fralda porque não vou fazer nem xixi nem cocô.

Daí quando ela ia fazer ela vinha avisar.

No meu caso foi realmente super fácil, sem empregada, faxineira, sem nada.

Mas contei com essa dica do pediatra dela.

Fica tranquila que tudo vai dar certo!

Beijo!

Deb said...

P.S.: A Tathi continuou usando fralda noturna até parar de fazer xixi durante a noite. Mas isso durou uns 2 meses, no máximo.

Priscila said...

Paula, assino embaixo do seu post. Tirar as fraldas tá longe de ser um negócio fácil e simples. O meu filho mais velho, o Gui que está agora com 4 anos ainda de vez em quando deixa uns acidentes passarem. Comecei a tirar a fralda dele com 2 anos e 3 meses. E foi um processo mais que complicado por quase um ano. Não havia cuequinha bonitinha, presente, brinde, elogio, briga ou castigo que resolvesse. Me descabelei e quase enlouqueci algumas vezes. Tem noção... ficar nessa por quase um ano?!!? E quando engravidei de novo (a Duda tá com 1 ano e 2 meses agora) e ele começou a regredir? Fazia tudo de novo só pra chamar a atenção. Com ela vou tentar diferente. Vou esperar ela amadurecer mais. Acho que comecei cedo o desfralde. Não tem que ter pressa. (Se bem que dizem que o desfralde de menina é mais rápido porque elas são mais "frescas".)
Mas lavar cueca de cocô?!?!? Desde que li em algum blog por aí, há uns 8 meses, parei. Não lavo mais, vai pro lixo.

Bjs.

Mariana said...

oizinho, a pediatra do gabi aqui no Brasil me intruiu para só tirar as fraldas dele entre 2,5 e 3 anos, que é quando eles tem controle total dos esfincteres.
De forma que o Gabi tem 2 anos e 8 meses, tá um frio do cão de inverno aqui no sul, e só vou tirar quando esquentar. mas me disseram as amigas que os primeiros 3 dias são barra mesmo, tudo nas calças. Daqui a pouco ela pega o jeito. beijos e boa sorte! mariana do diario da mariana

Paty said...

Paula, a Babi usa fraldas e e mais nova do que a Nina, entao estou aqui aprendendo... BJS

Anonymous said...

Paula, tive uma grande aliada por aqui que foram as fraldas da Huggies PULL UPS( o modelo é americano e por isso caro no Brasil) . É uma fralda calcinha/cueca. Vc pode abaixar para a criança ir ao banheiro todas as vezes que precisar. Se a criança fizer xixi na calça, as estrelinhas desenhadas na mesma desaparecem. Tirei da Rafa, hoje com 8 anos, qdo ela tinha 2 anos, somente a diurna e do Jorge, hoje com 5, com 2 anos a diurna e noturna. O bom desta fralda calcinha é que se escapar um xixi ou cocô, ela na verdade é uma fralda que não vaza. Meus filhos ficavam tão preocupados com as estrelinhas apagarem que aprenderam a controlar rapidamente. Tinha o desenho da turma do Pooh. Espero que ajude. Boa sorte.

Joana said...

Prima,
Como não passei ainda pelo difícil processo e não posso te ajudar com dicas, escrevo só para te desejar boa sorte, vai dar certo, só ter muuuita paciencia e logo isso deve acabar.
super beijo,
Joana

Unknown said...

Paula,
AInda nao chegeui nessa fase, mas jah me assustei, e nunca jamais pensei que seria facil.
Concordo com a Fernanda a respeito de deixar o penico no banheiro, assim cria o habito e a ligacao numeros 1 e 2 banheiro.
Boa Sorte! respira fundo, sai pra rua da uns gritos e volta.
bj

Anonymous said...

Não é fácil mesmo. Aliás, ser mãe não é fácil. Mas ninguém disse que era, né?
Moro no Brasil, tenho dois filhos e nunca deixei os meus na mão de babá. E foi realmente meio chato passar por isso. Mas é assim mesmo. Uma dica: não deixe a criança perceber que vc está estressada... é tão chato pra ela se sujar quanto pra vc ter que limpar.
E outra coisa, ela se sujar e ficar desconfortável faz parte do processo de aprendizado. Tenha paciência e dê o apoio necessário, que um dia isso tudo passa.
Fora isso, vale a pena perguntar a toda hora se a criança precisa ir ao banheiro. Ajuda sua filha a se ligar e identificar mais facilmente a sensação de vontade...
E mesmo que ela diga que não, leve-a ao banheiro e deixe-a sentadinha um pouco, mesmo que não faça nada.
Acho também que o penico não deve sair do banheiro. Afinal, ela tem que entender que a vontade significa que ela deve ir até o banheiro.
Boa sorte!

Márcia Lunardi said...

Paula, não sei se você usa iPhone. Sou mãe, blogueira e designer e escrevi um livrinho para ajudar as mães exatamente nessa fase. "vivi e o Peniquinho", agora disponível como aplicativo para o celular. As crianças adoram. Dê uma olhada! Espero que goste!

http://www.dicasdemae.com.br/app-vivi-e-o-peniquinho/

Anonymous said...

Oi Paula...
então ensinar nossos pequenos a ir no banheiro não é fácil não. O meu filho tem 2 anos e 6 meses agora, ele saiu das fraldas diurnas com 2 anos e as noturnas 3 meses após, e agora está uma delícia e valeu a pena o esforço e paciência. Primeiro coloquei o pinico no banheiro junto comigo e sempre que eu ia ele ia junto tbém, aí ele começou a entender o que era e pra que servia o pinico, e depois na escolinha com as Prof. tbém começamos o processo e no começo de 40 em 40 minutos levamos ele no banheiro e assim ele foi se habituando a ir sozinho, e mais um tempo ele não quis usar as fraldas a noite, depois de muitas conversas decidimos tirar, qdo ele precisa ele pede pra ir no banheiro ou então qdo nós vamos ao banheiro levamos ele junto e ele faz o xixi e depois volta a dormir. E como vi alguns comentários é necessário sim muitas calcinhas e muitas cuecas no começo porque sempre acontece acidentes...
abraços e espero ter ajudado.
Lú Vel.

Related Posts with Thumbnails