Thursday, February 24, 2011

Maquiagem para Crianças: Tendência ou Absurdo?

Podem me chamar do que quiser, mas acho isso O FIM DA PICADA!

Ridículo para dizer o mínimo. O que é isso minha gente? Em que mundo estamos criando nossos filhos? Maquiagem para crianças de 8 a 12 anos "rejuvenecedora"???? Exfoliante para crianças???

Se o fabricante produz é porque a pesquisa de marketing confirmou mercado para tanto. To chocada...e triste.

Por que essa necessidade de crescer mais rápido e abandonar a fase mais importante da vida que é a infância? Por que crianças precisam aparentar mais velhas? Por que?

Isso é uma falta de bom gosto, bom tom, noção estética, moral, bons costumes e sei lá mais o que, que nem tenho palavras para expressar.

Queria jogar uma bomba dentro do Walmart e exterminar todas essas mães consumistas e sem noção que, mesmo destruindo a infancia de suas próprias filhas, acabam influenciando negativamente as nossas que não tem nada a ver com o pato.

Pronto falei.

foto The Week.com

24 comments:

Maya Segers said...

Maquiagem de verdade tbm acho um absurdo afinal criança é criança, mas quando era criança existia umas que a gente podia se maquiar ou melhor se borrar né ela tinha uma sombra azul feia de doer e um batom pior ainda a gente usava para maquiar as bonecasa tbm.
Talvez tenha sido um pouco tardia mas so aprendi a me maquiar sozinha com uns 22 ou 23 anos eu não pensava nessas coisas.

beijos

Tchella said...

raiva monumental dessa industria... pode? grrrr eu amo uma make, mas se for o caso para de usar para nao influenciar qdo tiver minha menina. acho o cumulo criança maquiada

patsi said...

Nao me conformo!!!!
Qual a pressa? Para que encurtar a infancia?
Outro dia estava eu fazendo a mao aqui no "dashing diva", quando chega uma mae peruérrima e sua filha de QUATRO anos com as amigas, a festa de aniversario da garota era la, mani-pedi para 4-year-olds!!!
COMO PODE achar isso divertido com essa idade, quando deveriam estar correndo pelo parque?!?!
Nada contra a curiosidade das meninas de pintar a unha uma vez, botar um batom achado na bolsa da mae para experimentar - mas NUNCA achando que isso e a regra...
E muito triste ver que meninas nao correm mais por causa do salto alto, ou nao entram na lama para nao sujar o vestido...

Paty said...

Paula, concordo com voce. E acho que estes temas que você tem colocado no seu blog excelentes para discussão! E olha que vejo cada menina de 10 anos, vestidas como adultas, unhas vermelhas e por ai vai. Acho ainda que aqui, nos Estados Unidos, as crianças ainda sao crianças por mais tempo. No Brasil, elas "crescem" mais rápido. Tipo: menina de 12 anos vai fazer cabelo e maquiagem para qualquer festinha semanal que ela tenha.....

Paloma Varón said...

Revoltada (mas não surpresa, infelizmente).
Vc acredita que na reunião de pais e mestres da escola da ciça, onde só estudam crianças de 4 e 5 anos, foi feito um pedido da diretora para os pais não levarem as crianças muito maquiadas? Porque tem umas que não só vão maquiadas para a escola, mas exageram na dose.
Para o mundo que eu quero descer! Vamos todas protestar contra o Walmart!
Beijos

Ana Paula said...

Palmas para esse vc. e esse seu post Paula! Conheço gente bem proxima de mim que posta fotos no facebook com a filha da idade da sua filha na manicure/pedicure. E acham o maximo! Tenho a mesma reação de indignação. Em que mundo estamos. Elas tem uma vida inteiro para se preocupar com essas coisas. Beijos, Ana Paula

Márcia said...

Também fico triste quando vejo menininhas com o rosto maquiado, mas percebo que há uma grande influência da mídia. Já fui mais taxativa como você, mas ultimamente meu coração está amolecido. Minho filho tem dois anos e meio adora se vestir como o pai.Basta eu colocar uma blusa com botões que ele já começa a repetir sem parar: Igual ao papai! Isso me levou a pensar que o mesmo ocorre com as meninas. Elas devem se espelhar na mãe, né? Me lembro quando criança de usar uns brincos grandes de pressão e me lambuzar com os batons das minhas tias, mas era tudo uma brincadeira. Talvez o problema seja quando a brincadeira começa a ficar séria e não apenas a maquiagem, mas as meninada começa a ter comportamento de adulto.

Márcia said...

Vc já assistiu o programa Toddler & Tiaras??? Fiquei tão assustada que escrevi sobre o que eu vi aqui: http://sermaenaamerica.blogspot.com/2009/09/infancia-perdida-entre-plumas-e-paetes.html

SONIA DE SÁ said...

PAULA,
Acompanho seu blog. Hoje, parei diante deste post. Concordo com
vc. As crianças estão perdendo a
fase mais linda da vida: a infância.
Está cada vez mais comum vermos
crianças maquiadas, com unhas
pintadas, sapatos de salto,
roupas inadequadas....
Outro dia, vi um absurdo: festa
de aniversário em um salão de beleza. As meninas participavam
do parabéns, depois podiam fazer
o cabelo, as unhas , fazer maquiagem. Tudo por conta dos
pais da aniversariante, que fecharam o salão para a festa.
Achei ridículo!!!!
Sou SONIA DE SÁ do blog:
quartosdebebebysoniadesa.blogspot.
com

Unknown said...

Paula,
Tambem acho o fim da picada,um absurdo, e por aiii a fora.
Jah acho demais crianca de unha pintada, imagina maquiagem.
No Brasil fui no salao e estava lah uma menina de uns 10 anos de celular, cabelereiro e maquiador, a mae nao tem aonde deixar entao larga lah. Peloamordedeus.... aonde vamos parar.
Nao costumo ser radical, mas tem limite para tudo ,brincadeira eh uma coisa, levar essa historia a serio eh outra.
Alias li uma reportagem outro dia q em SP uma ou duas cadeias de Spas estao abrido SPAS para criancas...serio eh necessario???
Vao brincar no parque, tem muito tempo para se maquiar....
bj

Debora said...

Não sou contra se arrumar e AMO maquiagem. Eu brincava com o pó Payot (nossa, lembra?) da minha mãe e passava um batom de vez em quando. Mas minha mãe nunca comprou minha propria maquiagem... que dirá meu próprio esfoliante, creme anti-idade. Minha sobrancelha é mega-taturana, e eu olhei umas fotos com 10, 11 anos e falei: "nossa, mãe, pq vc nao fazia minha sobrancelha?" haha E ela respondeu:"Pq vc era linda de qualquer jeito". Alguem aí em cima falou do Toddlers and Tiaras (TLC CHannel). é realmente bizarro. Na verdade, as mães e os pais são os bizarros. Na maioria das vezes, dá pra perceber pelos depoimentos que dão durante o programa que são pessoas frustradas com a própria aparência e que vêm na filha uma oportunidade de ganhar $$ fácil sendo "bonita". Pior que a dita "beleza" dessas meninas é uma coisa totalmente artificial. Nesse programa mostram meninas de TRES ANOS fazendo sobrancelhas e bronzeamento artificial. Acho q o mundo acaba em 2012 mesmo...

Tati- mamãe legal said...

Paula,
Concordo plenamente com você.
Outro dia no clube, vi uma menina --que devia ter uns cinco anos- dizendo que não ia entrar na piscina pq tinha feito escova. Achei o fim.
Acredito que nossa responsabilidade como mães e fazer nossas filhos terem uma infância feliz e não serem mini-adultos.
Outra coisa que acho o fim é criança de salto alto. ( Suri Cruise que me desculpe)
Meu marido que é ortopedista diz que salto alto na infância pode causar danos irreversíveis.
bjo grande

Anna Paula said...

Paula, adorei o post, sempre que me posiciono com relação à esse abuso as pessoas, especialmente as outras mães, me olham como se eu fosse burra, tapada ou de outro planeta, mas como estou convicta de minha opinião, sigo educando minha filha e me preocupando com os princípios e valores que ensino à minha filha, porque esses sim acho de fundamental importância. Tudo isso, esse abuso infantil, porque para mim é uma forma de abuso, me faz olhar para outro movimento que talvez seja "apenas" o outro lado da mesma moeda: meninas fantasiadas de velhas senhora e senhoras fantasiadas de meninas vestindo suas mini saias e exibindo seus corpos e rostos mumificados. Uma lástima para nós mulheres. Uma pena que o vasto, incrível e movimentado universo feminino se reduza, muitas vezes, à esses pólos do desespero. Se no passado o desespero se apresentava pela via da privação (éramos privadas pela cultura de aparecer de um modo mais visível), o que andamos fazendo com o olhar que despertamos na cultura? Hoje não podemos mais colocar o peso nas costas de uma cultura de organização patriarcal, fomos nós que conduzimos as coisas à esse ponto, somos nós que andamos reduzindo o universo feminino à essas esteriotipias. Deixo aqui essa reflexão que é exercício, ao meu ver, de todas nós. Um grande abraço e obrigada por abrir aqui no blog um espaço para essa importante discussão.

Letícia Volponi said...

Paula, você está certíssima, eu também fico chocada com essas coisas. Outro dia levei a Laura para a consulta de rotina no ortopedista, só para ver se estava tudo bem, e ele me deu os parabéns porque disse que tem tido muitas pacientes meninas com problemas na "pisada" por conta do uso de saltos. Crianças de 3 ano, pelo amor de Deus!!

Mary said...

Paula, concordo com vc e acho que aqui no Brasil a situação está pior! Vejo mães de menina surtadas, comprando sapatos de saltinho naquela loja Centopéia, salões lotados de meninas pintando as unhas do pé ! Uma cafonice de doer! Sorte que na escola do meu filho nem brincos e tiaras muito
ornamentadas as meninas podem usar.
Mas nas festinhas as meninas chegam maquiadas , com roupas de mulherzinha - umas mini adultas

Sou a favor de dizer NÃO para nossos filhos, isso vale também para aquelas mães de menino - aquelas mais permissivas (mais bicho-grilas) q permitem q um moleque de 9 anos use brinquinho...
o fim do fim....

Pat in NYC said...

Acho que tudo tem idade certa para acontecer, para ser descoberto. Fui para o Brasil em uma festa e queriam maquiar e fazer manicure na minha filha, nao deixei e fui criticada por outras maes, simplesmente ignorei, estou preservando minha filha de 2 anos (ela faz dois em marco). Acho completamente descabivel para uma crianca de dois anos ser "mini me", acho normal ter um facinio pelo mundo da mae, mas existe um limite. Minha filha e linda, nao precisa fazer escova, mechas (pasmem, vi isso em uma crianca de 4 anos), maquiagem ou manicure. Ela tem um encanto natural que toda crianca tem!

Cristiane Iannacconi said...

oi, Paula,
participo de um grupo de mães (CRIA) que está apoiando as mães americanas assinando uma petição contra o wallmart e essa linha de makeup...
tb estamos revoltadas! e não podemos deixar de nos manisfestar contra mais esse absurdo.
eis o link:
http://www.grupocria.com.br/index.php/2011/02/grupo-cria-apoia-acao-contra-wal-mart/
Bj,
Cris

Carine S. said...

Criança que imita adulto de brincadeira tudo bem, mas make up especial para as meninas é o fim da picada. Paula eu adorei ver este assunto no seu blog, acho importante debater sobre, ja que as menininhas ja estao se vestindo com adultas:(( precisamos, nos mães colocarmos os pontos nos is. Concordo plenamente com o que a Anna Paula falou! abraços
Carine S.

Mariana Della Barba said...

O horror, o horror! Mas é um alento ver que as mães de meninas estão atentas a esse absurdo.
bjos

Anonymous said...

Paula,

Vc disse tudo o que eu sempre pensei a respeito desse assunto!
Tenho dois meninos e quando me perguntam se quero tentar uma menininha eu digo que quero mais um menino para nao ter que passar por isso. Obvio que eu nunca deixaria minha filha fazer cabelo para ir em festa infantil, nem unha pintada toda semana, mas o problema é a convivencia com outras filhas de mães insanas que acham isso normal.
Parabens pelo pOst!
Joana

Eleonora Monticelli said...

Estão roubando a infância destas meninas.. Um absurdo muito grande!

Carla Cavellucci Landi said...

Fico feliz em saber q vc pense assim Paula. Eu achei um absurdo.

Anonymous said...

Falou, e falou bonito! Concordo com você. Tenho uma menina de 7 anos e esta difícil impedi-lá de se maquiar, porque todas as as amigas se maquiam. Sigo lutando!

FcRebedeBrasil said...

Q escandalo affz

Related Posts with Thumbnails