Tuesday, September 15, 2009

Furar a Orelha


Eis a questão enfrentada pelas mamães que moram fora do Brasil.

Pelo menos aqui nos EUA e na Europa não é muito comum furar a orelha de bebês. Não só não é comum como chega a ser visto como algo de gosto duvidoso (isso mesmo os gringos acham que furar a orelha de bebê é coisa de "Ticano").

Enfim, como todo brasileiro tem algo de "Ticano", ainda mais sob o olhar de gringos tradicionalistas, eu decidi furar a orelha da minha filha quando ela tinha 5 meses.

Aqui é muito difícil encontrar um lugar que fure a orelha de um bebê. Quando existe tal lugar é normalmente no consultório do pediatra. Uma amiga minha passou por essa experiência e disse ter sido suuuuper traumática. Foram mega brutos com a filha dela, ninguém passou pomadinha anestésica ou algo do gênero e a menina parecia que estava sendo torturada de tanto que gritava e se debatia. A mãe ficou traumatizada e disse que se soubesse que iria ser assim, não teria feito.

Eu, na verdade, nunca tinha pensado muito nisso. Achei que o melhor seria deixa-la escolher quando quisesse furar a orelha. Daí, também me disseram que quando ficam maiores morrem de vontade mas têm medo....furam a primeira orelha e não querem furar a segunda por causa da dor...blá blá blá.

Enfim, fiquei sabendo de um acumpunturista incrível que era "hipnotizador" de bebês. Todas as mães brasileiras daqui de NY quando iam a São Paulo passavam por ele e furavam as orelhas de seus filhos. Tudo indolor, simples e calmo. Como dita a medicina chinesa. Eu me empolguei com a idéia - acho que mais para saber qual era a do tal medico acumpunturista do que para furar a orelha da Nina - e marquei uma consulta quando fomos ao Brasil.

Dito e feito. Sem choro nem drama. Primeiro, o Dr. Lo analisa a orelha da sua filha, faz umas medidas e escolhe o melhor lugar para furá-la com o próprio brinco. Depois, passa uma pomada anestésica e sai da sala enquanto você aguarda até fazer efeito. Volta depois de uns 20 minutos e recomenda que o bebê mame enquanto ele faz o furo. No meu caso como a Nina já havia mamado, foi sem nada mesmo. Perfeito. Nenhum trauma. Nenhuma lágrima. Nem parecia que a orelha dela estava sendo furada e olha que a minha filha foi bem chorona.

Por isso, eu achei que valeria a pena dar uma dica de SP no meu blog sobre dicas de NY.

Vai lá:
Dr. Lo Sz Hsein - Acupuntura
Rua Ribeiro do Vale, 1433
São Paulo - SP
tel-5531-1400 / cel-8261-3890

8 comments:

Docinho said...

nao sabia disso.. um um mês e pouco furei a orelha da bia.. foi tranquilo tb.. essa dica do acupunturista podia ser no brasil! IHIHIHIHIHIHIH

Docinho said...

agora q vi q escrevi errado, nao era brasil, era BELO HORIZONTE! pq esse ai é em Sampa

Marina said...

A enfermeira furou a orelha da minha filha quando ela tinha duas semanas de vida! Ela estava dormindo, colocamos gelinho e a moça furou com o brinco mesmo. Acredite ou não, minha filha nem acordou!!!

Irmãs said...

Oi Paula, adorei o post!! Vemos muito disso nos filmes ou em séries em que os pais acham um absurdo a filha furar a orelha, nunca tinha entendido pq, agora eu sei!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Passa lá no Coisas que tÊm selinho pra vc!!!

Beijos!!

Marcela Pepe said...

Bela dica! Ainda vou usá-la! ;-)

Unknown said...

Paulinha
A primeira vez que vi minha filha choarar muitooooooooooooooooo, foi quando ela furou aos 4 meses.Munca mais nesta idade.Coitadinha da minha fofa!!!!
beijos
parabens!!!
kika

Anna Paula said...

Tb furei a orelha da minha filha aos 3 meses com uma dessa enfermeiras que vão em casa. Foi muuuuito sossegado, ela passou uma pomadinha anestésica, deixoou agir por alguns minutos e furou rapidamente, com o prórpio brinco da minha filha. A pequena não derramou uma lágrima, não deu sequer um gritinho, nada, muito bacana.

Anonymous said...

Tb furei a orelha da minha filha quando ela tinha 3 meses com uma dessa enfermeiras que vem em casa. Ela passou uma pomada anestésica, aguardou alguns minutinhos e furou com o próprio brinco. Minha filha não derramou uma lágrima, não fez nenhum gemido, nada, nada, foi muito bom. Recomendo!

Related Posts with Thumbnails