Friday, January 21, 2011

Problemas no Desenvolvimento Infantil

O termo "developmental delay" ou atraso no desenvolvimento infantil ocorre quando a criança não alcança determinado desenvolvimento dentro de certo período de tempo. Existem 5 áreas onde a criança pode apresentar problemas no desenvolvimento, estas são: cognitiva, sócio-emocional, linguagem e coordenação motora fina e grossa ("fine and gross motor skills"). 


Como cada crianças se desenvolve dentro de seu respectivo ritmo e possui personalidades distintas, a única forma de avaliar se o seu filho possui algum tipo de problema no desenvolvimento ou se é apenas a personalidade dele, é consultar um pediatra ou algum psicólogo especializado em desenvolvimento infantil.


A maioria das consultas com pediatras por aqui são consultas rápidas e de rotina. O médico faz perguntas  básicas e muitas vezes não passa mais que 5 minutos com a criança. Não espere o médico adivinhar. Se você, como mãe, possui um "gut feeling" que algo não está certo, pergunte ao médico e chame a sua atenção. Os professores e funcionários das creches também possuem bastante experiência para diagnosticar qualquer problema no desenvolvimento do seu filho. 


O mais importante disso tudo é quando o problema é detectado. O quanto antes a criança começar a receber algum tipo de tratamento/acompanhamento, melhor serão suas chances de acompanhar as outras crianças. A maioria desses problemas são tratáveis e com o acompanhamento certo, em pouco tempo a criança já estará acompanhando as demais.


Uma grande amiga minha, cujo filho foi diagnosticado com "developmental delay" contribuiu para esse post e aqui reproduzo com suas próprias palavras parte de seu email:


"It makes a world of difference the timing in which you detect these issues. Many of them are very treatable and your child is very likely to catch up with a little guidance. There's a lot of information and help out there so if you suspect something is not right, don't ignore the facts. Ask, read, talk to a doctor. Don't wait for the next "well visit" to casually mention it. Make a big deal, show your concern and expect the best treatment for your baby. If your pediatrician thinks your child is fine, but you have a feeling that he's mistaken, GET A SECOND OPINION. Some doctors "screen" very lightly, or ask the parent if they have any concerns about their kids development before they really start digging in deeper. And as parents, unless something is really obviously wrong, we don't want to see the truth and dismiss behaviors as not important because our kids are great in so many other areas that he'll eventually learn how to talk, or walk, or play with other kids. Listen to that voice that is telling you something doesn't pass the smell test and get help right away. The sooner the better..."


O Departamento de Saúde do Estado de NY oferece tratamento gratuito para crianças que possuem algum problema físico ou psicológico ou suspeita de atraso no desenvolvimento, desde o nascimento até 2 anos (até a véspera do aniversário de 3 anos) chamado "Early Intervention". O pediatra, a escola ou a creche que seu filho frequenta poderá fazer a recomendação para o Early Intervention e você receberá um coordenador que ficará encarregado do seu caso. O coordenador agendará as visitas com os especialistas que visitarão seu filho em casa, dentro do ambiente dele, sem qualquer custo, para determinar se existe algum tipo de problema que o qualifique para o programa Early Intervention.


Assim que forem obtidos os resultados, os pais discutirão junto com os psicólogos e coordenadores qual o melhor tratamento para seu filho, caso seu filho tenha sido qualificado para o programa. O processo é extremamente organizado e completamente sigiloso. 


Depois dos 3 anos, começa outro processo, pois agora não é mais da alçada do Departamento de Saúde do Estado de NY e sim do Departamento de Educação. Outros testes são executados e novo tratamento será proposto. Eles ajudam os pais na escolha da melhor escola e, se preciso, recomendam um professor especial para acompanhar exclusivamente seu filho durante as aulas e ajudá-lo a socializar e se concentrar durante as aulas. 


Tudo de graça.


Algumas pessoas vão além. Procuram e utilizam a ajuda que o Estado oferece e também procuram ajuda de algum terapeuta especializado para uma avaliação mais detalhada, inclusive ajuda para os pais aprenderem a lidar com a condição do filho. Nesse caso, a família precisa possuir recursos, pois essas consultas privadas são caras.


De qualquer forma, o importante é saber que existe ajuda disponível gratuita para todos e, quanto antes for detectado qualquer problema, melhor. 


Se existe qualquer "pulga atrás da orelha" não custa consultar. "Better safe than sorry".


Para maiores detalhes com relação a sinais que podem indicar algum tipo de atraso no desenvolvimento, consulte este website.

5 comments:

Fernanda said...

Paula, bem legal e importantes essas informacoes que vc estah oferencendo, soh tem uma informacao que foi colocada de maneira errada: NINGUEM pode diagnosticar uma crianca (ou qualquer outra pessoa) a nao ser um medico ou psicologo licensiado. Professores, funcionarios de creche, como vc disse, tem muita experiencia mas NUNCA podem fazer um diagnostico: eles podem apontar areas em que ACHAM que a crianca estah tendo mais dificuldades; eles podem SUGERIR que se procure um pediatra ou um profissional para aplicar testes e mesmo assim, quando estes profissionais estao fazendo uma avaliacao para o departamento de Educacao (fono, terapia ocupacional, etc.) nunca um diagnostico eh relatado oficialmente, somente um curso de "tratamento".
Se um professor chegar pra qualquer pessoa e falar: eu acho que seu filho tem ADHD, autismo, dislexia, etc. nao tome como verdade. Sim a opiniao deles eh de muita valia mas eles nao sao treinados para fazer tal juizo.

Paula said...

Paula, parabéns pelo blog e por esse artigo. Sou pediatra e acompanho sempre o seu blog e fico feliz de ver a seriedade com que vc trata e da infomraçoes às maes. Esse tema é de grande importancia e muitas vezes de dificil diagnostico. Esse problema de consulta rapidas nao é apenas nos EUA , mas no Brasil tb. Recebo muitas maes que vem de outros medicos com essa gde queixa ( 'Dra eu nao consigo explicar para o medico pq é muito rapido") e isso acaba gerando uma falha no diagnostico, pois noa sao patologias simples. Portanto, o "feeling"da mae , escola , fmilia é extremanente importante e sempre deve ser passado para o profissional. E se esse nao concordar e vc nao ficar tranquila, procure outro, até que vc esteja convencida.
Estou me mudando para Miami em 1 mes e estou gravida e seu site tem me ajudado muito. Obrigada por tudo! Beijos , Paula ( sua chará)

Ana Flavia Carramaschi Andrade said...

Oi Paula, td bem?
Sou uma mamae de primeira viagem e sempre leio seu blog!
nao resisti e fiz um post no meu blog indicando o seu para futuras mamaes e amigas!!!!
se quiser passar lá pra conferir é: www.girlsfromalphaville.blogspot.com
beijos,
Ana

Mamma Mini said...

Paula amei o post, é realmente muito muito importante o feeling da mãe e do pai nestes casos, porque é quem convive diariamente e acompanha cada passinho no desenvolvimento e aprendizado, não deve ser uma tarefa fácil enxergar, mãe tem mania de comparar uma criança a outra, eu tenho casos de crianças que conheço que por um tempo achávamos que tinham algum atraso e depois dos 2 anos recuperaram tudo super rápido, enfim, cabe mesmo uma intervenção e uma medida de ação rápida para ajudar a criança a se desenvolver a sua maneira e ser feliz. um beijo, ah como faz pra comprar os guias? eles sào enviados para o brasil?

elaine said...

Paula, meus dois filhos sao autistas ou PDD (porque sao de auto funcionamento, mas e so uma questao de nomenclatura). Os dois estao otimos, eles tem dificuldades e habilidades diferentes como toda crianca.
Voce apontou o caminho certo, EARLY INTERVENTION e o comeco e muitas criancas saem desta fase sem nenhum diagnostico, outras ainda seguem na fase do PK-K e algumas vao ter sempre uma educacao diferenciada, mas possivel e justa (com uma certa luta). O mais importante e manter a confianca, ouvir uma opiniao 2, 3 e ate 4 consulta com um neuropscicologo seria de muita ajuda, ou um especialista em desenvolvimento.
Para as maes que temem qualquer coisa e importante saber que nehuma intervencao (terapia) comportamental trara qualquer dano ao desenvolvimento da crianca, se mais tarde ficar tudo bem (eu sempre espero que fique) otimo, se nao... vem o proximo passo e tudo foi "tempo conquistado" nunca perdido.
Infelizmente o BOE esta saturado de casos, mas uma boa case manager conhece os caminhos mais curtos, para o EA existem boas agencias.
Hoje nos moramos em NJ porque atualmente e o estado numero 1 em recursos para educacao especial.
Meu filho mais velho tem 11 anos e o mais novo 5 e eu posso afirmar com toda certeza, caminhamos muito no espaco de um para o outro e hoje apesar de ainda ser complicado temos muito mais recursos.
Otima iniciativa, parabens pelo seu post.
Elaine

Related Posts with Thumbnails