Saturday, October 24, 2009

Reembolso Baby Einstein DVDs


Desde ontem, tem saído a notícia em vários meios de comunicação: a Disney está oferecendo reembolso no valor de US$ 15.99 aqueles que compraram DVDs do Baby Einstein. Os consumidores também podem escolher por trocarem seus DVDs por livros, música ou cupons de 25%off.

De acordo com "The Campaign for a Commercial Free Childhood" (Campanha para uma Infância sem Propaganda), esse é o resultado de uma ação judicial contra os DVDs "pseudo-educativos" Baby Einstein, uma vez que não existe evidência científica de que qualquer video possa educar crianças.

Além do reembolso, a Disney também excluiu de seus produtos qualquer alegação de que eles pudessem ter fins educativos. Vale lembrar que a Academia Americana de Pediatras não recomendar qualquer tipo de televisão para crianças menores de 2anos.

Sem dúvida, me parece bastante óbvio que sentar no chão e brincar com seus filhos é infinitamente mais educacional do que hipnotiza-los com a televisão. Entretando, como bem diz minha pediatra, que também é americana e cuida da minha filha que tem menos de 2 anos, as mães muitas vezes precisam cuidar de outros afazeres domésticos (como lavar ou cozinhar) ou mesmo cuidar de suas necessidades fisiológicas, e um pouquinho de televisão vem muito bem nessa hora. O grande problema reside no excesso e na falta de bom senso de muitos pais.

6 comments:

Nina Fiuza said...

Os DVDs Baby Einstein garantiram meus banhos, minhas unhas feitas, minhas leituras... não sei o que seria de mim sem eles.
Tem muito lixo por aí (o que não é o caso do Baby Einstein) e acho que a responsabilidade maior de ver se é adequado ou não pros nossos filhos é mais nossa que dá Disney, não? De qualquer forma, eu ADORO e não troco a "minha" coleção do Baby Einstein nem por 15 dólares cada!

Paloma, a mãe said...

Melhor notícia sobre infância e TV dos últimos tempos. Sempre achei um absurdo o nome e a pretensão destes DVDs. Como assim achar que isso vai 'educar' bebês?
Uma coisa é vc adquirir sabendo que é mais um produto da (imensa e rentabilíssima) indústria para crianças, outra coisa é achar que ISSO vai tornar seu filho um gênio ou algo que o valha. Pais sem bom senso, infelizmente, existem aos montes...

Uma vez fiz uma crítica aos produtos infantis e mostrei minha total irritação com o nome desta série (se interessar: http://fotocecilia.blogspot.com/2008/09/crtica-dos-desenhos-infantis.html).
Beijos

Paloma, a mãe said...

Paula, adorei seu comentário lá. Pois é, antes ela até assistia um pouco (na época que fiz as críticas), depois fui diminuindo (fiz este post aqui, mais recentemente, sobre a relação entre criança, TV e consumo: http://fotocecilia.blogspot.com/2009/07/criancas-tv-e-consumo.html).
Que bom encontrar alguém que pensa aassim, ainda mais num país tão consumista - e o Brasil segue o mesmo caminho.
Beijos

Letícia Volponi said...

Eu tb acho que tudo é uma questão de bom senso. Com certeza qualquer atividade que a gente faça com os nossos filhos longe da TV é muito mais enriquecedora sempre, mas tb não vejo mal em deixar a criança assistir um desenho que goste ou um programa indicado para sua idade enquanto a gente prepara o jantar, por exemplo. Cheguei a conhecer escolas com sala de audiovisual onde as crianças passam a tarde assistindo "dvd educativo". Quase surtei e não consigo aceitar que as pessoas paguem para que seus filhos assistam televisão a tarde toda.

Paula Duailibi Homor said...

eu tb não consigo aceitar quem tem babá e deixa os filhos assistirem filme com elas.
A babá está sendo paga justamente para cuidar da criança no parquinho ou se estiver chovendo - brincar com ela.
Acho que assistir um pouquinho de DVD nao "mata" ninguem, e que isso deveria ser un artifício a ser usado num momento de necessidade da mãe.

Fran said...

Oi Paula,

Sou Francine do Mães Mothernas (www.maesmothernas.blogspot.com). Sou fã de carteirinha da série de DVDs Baby Einstein e acho um absurdo as pessoas receberem esse reembolso. Explico...
Como outras pessoas comentaram aqui, é claro que não é para deixarmos nossos filhos horas a fio em frente à TV. Mas um pouquinho não faz mal a ninguém.
Temos muito lixo passando na nossa TV, então quando encontramos algo que realmente faz com que nossos filhos fiquem atentos e gostem e que não faz mal algum, por que não?
E sinceramente, se alguém compra um DVD que diz ser educativo, achando que ele vai ser responsável pela educação de seu filho, "pelamordedeus", né?
Meu filho tem e adora. Acorda pedindo pra ver. E é ótimo, pois ele fica ali quietinho enquanto me arrumo pra trabalhar. E com esses DVDs ele aprendeu várias palavrinhas novas e já reconhece animais e objetos por onde passa...
É isso... Sou fã mesmo...

Related Posts with Thumbnails