Desde ontem, tem saído a
notícia em vários meios de comunicação: a Disney está oferecendo
reembolso no valor de US$ 15.99 aqueles que compraram DVDs do Baby Einstein. Os consumidores também podem escolher por trocarem seus DVDs por livros, música ou cupons de 25%off.
De acordo com "The Campaign for a Commercial Free Childhood" (Campanha para uma Infância sem Propaganda), esse é o resultado de uma ação judicial contra os DVDs "pseudo-educativos" Baby Einstein, uma vez que não existe evidência científica de que qualquer video possa educar crianças.
Além do reembolso, a Disney também excluiu de seus produtos qualquer alegação de que eles pudessem ter fins educativos. Vale lembrar que a Academia Americana de Pediatras não recomendar qualquer tipo de televisão para crianças menores de 2anos.
Sem dúvida, me parece bastante óbvio que sentar no chão e brincar com seus filhos é infinitamente mais educacional do que hipnotiza-los com a televisão. Entretando, como bem diz minha pediatra, que também é americana e cuida da minha filha que tem menos de 2 anos, as mães muitas vezes precisam cuidar de outros afazeres domésticos (como lavar ou cozinhar) ou mesmo cuidar de suas necessidades fisiológicas, e um pouquinho de televisão vem muito bem nessa hora. O grande problema reside no excesso e na falta de bom senso de muitos pais.
6 comments:
Os DVDs Baby Einstein garantiram meus banhos, minhas unhas feitas, minhas leituras... não sei o que seria de mim sem eles.
Tem muito lixo por aí (o que não é o caso do Baby Einstein) e acho que a responsabilidade maior de ver se é adequado ou não pros nossos filhos é mais nossa que dá Disney, não? De qualquer forma, eu ADORO e não troco a "minha" coleção do Baby Einstein nem por 15 dólares cada!
Melhor notícia sobre infância e TV dos últimos tempos. Sempre achei um absurdo o nome e a pretensão destes DVDs. Como assim achar que isso vai 'educar' bebês?
Uma coisa é vc adquirir sabendo que é mais um produto da (imensa e rentabilíssima) indústria para crianças, outra coisa é achar que ISSO vai tornar seu filho um gênio ou algo que o valha. Pais sem bom senso, infelizmente, existem aos montes...
Uma vez fiz uma crítica aos produtos infantis e mostrei minha total irritação com o nome desta série (se interessar: http://fotocecilia.blogspot.com/2008/09/crtica-dos-desenhos-infantis.html).
Beijos
Paula, adorei seu comentário lá. Pois é, antes ela até assistia um pouco (na época que fiz as críticas), depois fui diminuindo (fiz este post aqui, mais recentemente, sobre a relação entre criança, TV e consumo: http://fotocecilia.blogspot.com/2009/07/criancas-tv-e-consumo.html).
Que bom encontrar alguém que pensa aassim, ainda mais num país tão consumista - e o Brasil segue o mesmo caminho.
Beijos
Eu tb acho que tudo é uma questão de bom senso. Com certeza qualquer atividade que a gente faça com os nossos filhos longe da TV é muito mais enriquecedora sempre, mas tb não vejo mal em deixar a criança assistir um desenho que goste ou um programa indicado para sua idade enquanto a gente prepara o jantar, por exemplo. Cheguei a conhecer escolas com sala de audiovisual onde as crianças passam a tarde assistindo "dvd educativo". Quase surtei e não consigo aceitar que as pessoas paguem para que seus filhos assistam televisão a tarde toda.
eu tb não consigo aceitar quem tem babá e deixa os filhos assistirem filme com elas.
A babá está sendo paga justamente para cuidar da criança no parquinho ou se estiver chovendo - brincar com ela.
Acho que assistir um pouquinho de DVD nao "mata" ninguem, e que isso deveria ser un artifício a ser usado num momento de necessidade da mãe.
Oi Paula,
Sou Francine do Mães Mothernas (www.maesmothernas.blogspot.com). Sou fã de carteirinha da série de DVDs Baby Einstein e acho um absurdo as pessoas receberem esse reembolso. Explico...
Como outras pessoas comentaram aqui, é claro que não é para deixarmos nossos filhos horas a fio em frente à TV. Mas um pouquinho não faz mal a ninguém.
Temos muito lixo passando na nossa TV, então quando encontramos algo que realmente faz com que nossos filhos fiquem atentos e gostem e que não faz mal algum, por que não?
E sinceramente, se alguém compra um DVD que diz ser educativo, achando que ele vai ser responsável pela educação de seu filho, "pelamordedeus", né?
Meu filho tem e adora. Acorda pedindo pra ver. E é ótimo, pois ele fica ali quietinho enquanto me arrumo pra trabalhar. E com esses DVDs ele aprendeu várias palavrinhas novas e já reconhece animais e objetos por onde passa...
É isso... Sou fã mesmo...
Post a Comment