Friday, November 13, 2009

Gripe Suína: Vacinar ou Não?


Eis a questão que vem assombrando TODOS os pais no país inteiro. Já dei um post sobre o assunto aqui, mas com a temperatura caindo e as crianças ficando doentes, a questão esta cada vez mais latente.

As opiniões não poderiam estar mais divididas: alguns pediatras dizem que sim outros dizem que não. Aqueles que se dizem a favor comentam que deram nos próprios filhos e que não é pior do que a vacina da gripe comum. Aqueles que se dizem contra defendem o fato de a vacina ter sido confeccionada as pressas e de ninguém saber os possíveis efeitos colaterais dela. Ademais, crianças saudáveis teriam anti-corpos para lutar contra a gripe suína que, nada mais é, uma gripe comum mais forte.

Pois bem, esse pensamento dúbio que vem assombrando a todos nós, dizem ter uma explicação cultural: os pais das crianças de hoje nunca passaram por uma ameaça de epidemia como estamos passando agora. Se tivessem, estariam vacinando seus filhos imediatamente como fizeram os pais na época da Polio ou da "smallpox".

Além de todo o debate com relação a "dar ou nao dar" a vacina, também surgem discussões de quando levar o seu filho ao consultório médico. Seu filho está realmente doente que precisa ir até lá? ou seria essa vista desnecessária e você só estaria expondo a criança a possivel contaminação na sala de espera rodeada por outras crianças doentes?

Alguns médicos, como o Dr. Howard Zucker recomenda telefonar para o 911, caso seu filho esteja com severa dificuldade em respirar e aparentemente muito doente. AI MEU DEUS!

No meu caso, como minha filha tem menos de 2 anos, ainda não vai a escola e não tem asma ou qualquer outro problema respiratório, nós optamos por não dar.... pelo menos por enquanto.

6 comments:

Adriana Stock said...

Oi, Paula. A Paola e o Diego tomaram. A pediatra recomendou. Também tínhamos essas mesmas dúvidas mas decidimos seguir a sugestão dela. Depois que se decide dar, vem uma outra questão: a disponibilidade da vacina. Está bem difícil de encontrar.

Fernanda said...

Eu estava na maior dúvida, mas vacinei meus dois, depois de uma semana de cão: Tomas (7 meses) quase acabou no pronto-socorro com bronquite. Teve uma febre monstro, que não conseguia controlar, chegando a um ponto a 40 graus e está tomando antibiotico; o Andre teve febrona também mas melhorou bem mais rapido, por ter o sistema imunólogico mais forte, resolvi que não queria passar por essa de novo, principalmente com nenem pequeno.

Achei melhor confiar no médico e na tecnologia moderna mesmo.

Beijos.

Paty said...

olha, minha filha esta com 6 meses, e aqui em LA a temperatura ainda esta amena... como vou para o Brasil em dezembro, estou procurando adiar, talvez ate janeiro, dar a vacina...e nao levo ela para lugares fechados e cheio de gente...
mas eu vou ao pediatra na 2a feira... check up....
acho que se sua filha nao vai a escola, e voce evita lugares fechados, eu tentaria esperar mais para saber o que vai acontecer...
bjs

mperri said...

Eu tinha uma enorme dúvida sobre a vacina da catapora... sempre fui da teoria que ea melhor ter logo a doença, já que a vacina não evita ela de vez, apenas a atenua e, eu prefiriria minha filha tendo catapora aos 5 anos do que aos 20 e poucos, no meio de uma gravidez... Acabei decidindo por dar a vacina, afinal, é melhor prevenir do que remediar... e a catapora, não mata quando cuidada!
A gripe suína me assusta mas não a ponto de eu neurotizar a questão... mas, assim que a vacina chegar ao Brasil, já decidi que vou dar... o meu medo não é da doença, e sim da incapacidade do sistema de saúde mundial em lidar com uma epidemia dessas... e uma gripe suína que poderia ser só uma gripe comum bem forte, se tornar um grande pesadelo porque, na hora do vamos ver, a emergência estava lotada e minha filha demorou demais a receber atendimento.
Enfim... acho que vacina, diante dos fatos do nosso mundo atual, é um mal necessário!
Sem contar que a primeira cepa de um vírus é SEMPRE bem mais suave do que a segunda, que já tende a vir mutada e com algumas resistência aos remédios que antes funcionavam bem...

Unknown said...

Entao Paula, assim como vc, tb optei por nao dar a vacina na Carol. A pediatra dela e contra e eu e meu marido pensamos bem antes, analisamos tudo detalhadamente e batemos o martelo; NAO! Carol tem 3 anos, e uma crianca super sdaudavel, se teve tres resfriados em sua vida foi muito. Nuca apresetou nada de asma, bronquite e outros 'ites' da vida. Ela esta frequentando uma escolinha perto de casa, mas este inverno evitaremos lugares fechados e rezar para que de tudo certo para a minha e tds as criancas! Bjs!

Mary said...

Paula, a gripe suina esta bombando again aqui em Sao Paulo, mesmo no calor. Quem acha q a gripe esta tranq por aqui , esta mais q enganada. Só esta semana, tivemos 9 casos na escola do Felipe - ou seja : aqui no calor está uma mega EPIDEMIA! Um stress total...

Related Posts with Thumbnails