Tuesday, July 6, 2010

Blogueira Convidada

A blogueira convidada dessa semana é minha querida amiga Gisela Gueiros.

A Gi está prestes a se tornar uma mãe "novairorquina" de gêmeos.

Ela escreve o blog Taxi Amarelo no Minas de Ouro e a coluna Nova York do Glamurama com várias dicas incríveis sobre a Big Apple.

"by Gisela Gueiros
 
Quando a Paula me convidou para escrever um post aqui no NY with Kids, me senti honrada... Já era fã do blog antes mesmo de engravidar. Depois do parto, tenho certeza que esta será a minha bíblia – assim como a Paula sou brasileira, casada com estrangeiro, moradora de NY e mãe de primeira viagem... E é da minha gravidez que vou falar hoje!

Eu sempre soube que queria ter filhos. E muitos! Mas nunca imaginei que eu pudesse ter gêmeos naturais. No primeiro ultrassom que fiz, quando estava grávida de oito semanas, a médica (Dra. Chen, ginecologista brasileira de NY, super recomendo) me disse, enquanto olhava pra televisãozinha: "aqui está o coraçãozinho (pausa) e aqui está o outro!" Levei alguns minutos para entender que não se tratava de um embrião alien com dois corações, mas, sim, de dois embriões gêmeos!

Desde aquele dia – um dos mais chocríveis da minha vida –, já sabíamos que eles eram fraternos (gêmeos diferentes), cada um tem uma placentinha. E quando completei 16 semanas, descobrimos que tratam-se de dois meninos!

O mais curioso quando a gente está grávida de gêmeos são os comentários das pessoas – sempre os mesmos!

As perguntas básicas são:

- Tem gêmeos na família?
- Você fez tratamento?
- Você vai vestir eles igual?
- São gêmeos idênticos?
- Você vai tentar parto normal?

E as afirmações são:

- Nossa, você vai ter muito trabalho!
- Meu sonho era ter gêmeos!
- Você está gigante para XYZ semanas!
- Seria perfeito se fosse um casal...
- Meu primo de terceiro grau tem filhos gêmeos.

Enfim, acho que a enxurada de perguntas (seguida do relato de histórias bizarras) soa familiar para toda grávida. Mas a gravidez de múltiplos tem um lado que pouca gente conhece...

Mesmo quando vai tudo bem, a gravidez de gêmeos é considerada "de risco". Isso porque muitas mulheres tem contrações e dilatação antes do esperado, os bebês tendem a nascer prematuros (por falta de espaço), um dos fetos pode parar de crescer e outro continuar crescendo (forçando um parto prematuro para que o bebê faminto possa ser alimentado fora da barriga) e o parto que, na maioria das vezes, é cesárea. Ah! E tem outra coisa: os enjôos são mais comuns nos três primeiros meses, já que os hormônios também são dobrados!!

Neste momento estou de 21 semanas e já tenho que fazer ultrassons a cada 15 dias, para checar a dilatação e o crescimento dos gringuinhos.

Para terminar o post, queria contar a parte mais legal de ter dois bacuris de uma só vez... Primeiro é o fator "dois coelhos com uma cajadada só" – com apenas uma gravidez (ecologicamente correta), você já tem dois filhos – eu, por exemplo, provalmente demoraria mais uns anos para pensar em segundo filho e, de repente, aos 30 já terei dois! Bebês gêmeos já nascem com um amiguinho – um play mate, como eles dizem aqui. E é muito mágico imaginar que o corpo da mulher é tão incrível que pode hospedar dois – ou mais! – bebês ao mesmo tempo...! Uma delícia.

Se alguém tiver dicas sobre o assunto ou perguntas pra fazer, é só deixar um comentário aqui no blog da Paula!"

fotos Gisela Gueiros

17 comments:

Paloma Varón said...

Só para dar os parabéns e dizer que vc está no lugar mais apropriado para ter múltiplos. É incrível a quantidade de coisas disponíveis para gêmeos (e para crianças em geral) aí. Good luck!
Beijos

FLIP FLOP said...

Parabens e muita sorte na hora do parto!
E tenho que te dizer que a Dra. Chen,foi a medica que fez meu parto e ela eh otima! Mesmo morando em Long Island eu so queria a Dra. Chen. Vc nao ira se arrepender.
No hospital mount sinai (acredito que vc tera os bebes la.) recomendo paragar por um quarto particular e se puder olhando para o Central Park. Eh lindo acordar e ver o Central Park...tira um pouco da coisa de hospital.
Em fim... se quizer alguma dica eh so escrever.
sabrinasampaio@gmail.com
Boa sorte!
bjs

Carol Passuello said...

Oi Gi,
Adorei o teu post!!!!! Também sou mãe de gêmeos e sei bem o que estás passando. Olha, fica tranquila, não é tudo isso que dizem, viu?
É verdade que a gravidez tende a ser um pouco mais complicada, mas isso não é regra. Eu engordei 10 quilos, não tive nenhum problema de saúde, nem enjôo! Meus meninos (univitelinos) nasceram com 38 semanas e cheios de saúde! Hoje estão enormes e espertos!
No início eu tive muito medo, me assustei, mas foi a melhor coisa que já me aconteceu!
Sobre as perguntas que os outros se acham no direito de fazer, escrevi um post sobre isso, tu vais te divertir, olha lá: http://vinhosviagenseumavidacomum.blogspot.com/2010/06/respostas.html
Se quiseres conversar, me acessa pelo blog!
Bjs

Paula Duailibi Homor said...

Estou tendo problemas em postar os comentarios, mas tenho encaminhado todos eles para a Gi.

Continuem deixando seus comments!

Rafaela said...

Gi, a Dra Chen arrebenta mesmo. eu amo ela. Tive que fazer uma cirurgia na coluna, super dificil, procurei me informar quem era o melhor neurocirurgiao de NY, and guess what????? IRMAO DA DRA CHEN! O DR. CHEN!!! rsrsrs!!!
super ecomendo! e ela ainda foi no hospital me visitar e levar creminho para a cicatriz, uma fofa! tive meu baby com ela tb!
bem vinda ao grupo das mommys!

bjs,

Rafaela.

Anonymous said...

Parabéns pela gravidez e tudo de bom pra vc e pros dois filhotes. Eu também moro em NY e meu marido é Brasileiro. A Dr. Chen é ótima mesmo, fez o parto dos meus dois filhos.
Beijos,

Isadora

Anonymous said...

Parabéns pela gravidez e tudo de bom pra vc e pros dois filhotes. Eu também moro em NY e meu marido é Brasileiro. A Dr. Chen é ótima mesmo, fez o parto dos meus dois filhos.
Beijos,

Isadora

Anonymous said...

Parabéns pela gravidez e tudo de bom pra vc e pros dois filhotes. Eu também moro em NY e meu marido é Brasileiro. A Dr. Chen é ótima mesmo, fez o parto dos meus dois filhos.
Beijos,

Isadora

Coisas de mãe said...

Estou adorando as convidadas! Algumas das situações nem precisa ser gravida de gemeos pra passar ne?

Adorei!

beijos

Pati

http://coisasdemae.wordpress.com

Luciana said...

Eu tenho uma pergunta!

Você vai vestir eles igual?

:-) Brincadeirinha...

Parabéns pela gravidez! Que seus filhos venham com muita saúde.

Lu do Nic

Renata Gomide said...

Parabéns pelos babies!
A Dra. Chen era minha médica até ela parar de aceitar meu seguro, infelizmente. E por coincidencia meu marido tbem operou a coluna com o irmao dela, super médico, adoramos. Os dois são otimos mesmo.
Adoraria ter gemeos, estamos tentando engravidar, vamos ver...
Tudo de bom pra vcs!
beijos
Renata

Camila said...

Gisela,
Parabens pelos gemeos! A Dra. Chen eh uma parteira de mao cheia. Ela arrasa. O parto do meu filho foi uma experiencia maravilhosa, tranquila, natural. Nao parecia que eu estava no hospital, muito menos em trabalho de parto. Boa sorte e curta muito sua gravidez! Camila (cam.huertas@gmail.com)

Fernanda said...

Parabens Gisela!

Olha, eu digo que maes de gemeos sao heroinas, viu? Ainda mais de primiera viagem! Com um eu jah queria arrancar os cabelos. Espero que vc tenha jah ajuda engatada e que tenha um final de gravidez sereno e suadavel!
Minha amiga teve gemeas e recebia EXATAMENTE as mesmas perguntas e comentarios. Universais! O mais engracado era o: "sao trigemeos"? referindo-se as gemeas e ao irmao 2 anos mais velho. HA!

Beijos

Lalu said...

Olha, eu sou gêmea, univitelina, e te digo que a melhor coisa, na minha opinião é serem do mesmo sexo. Fica uma ligação para o resto da vida, coisa que não acredito que aconteça de forma tão intensa qdo é um casal. Eu amo ter uma irmã, que já nasceu comigo, e sempre dividiu tudo. Dormíamos na mesma cama, quando tínhamos medo (em vez de passarmos p/ cama dos nossos pais), tínhamos os mesmos amigos, e até hoje, mesmo morando em cidades diferentes, nos falamos diariamente ao telefone. Seeeeeempre que eu preciso, ela vem correndo me ajudar e vice-versa. Os nossos maridos morrem de ciúmes...hehehe. Bom, hoje, procuramos respeitá-los, deixando um espaço para o casal, mas mesmo assim, o ciúme rola...rs.
Quanto aos comentários...bem eles ouvirão pelo resto da vida...rs. Só que serão outros. Os que ouvimos, sempre os MESMOS, são os seguintes:
- Vcs são irmãs?!?
- Sim.
- Gêmeas?
(resposta: não, na verdade acabamos de nos conhecer)
E tbém:
- Vcs já trocaram de namorado?
- Vcs faziam prova uma pra outra?
- Vcs gostam de ser gêmeas?
- Vcs tem histórico de gêmeos na família?

E tbém o momento engraxadinho:
- Vc é vc, ou vc é ela?

E até:
Quando uma sente dor, a outra tbém sente?

Ah, tbém lembro de, na nossa infância, sermos atração, onde quer que fôssemos. Até desenvolvemos uma certa timidez, pq desde muito pequenininhas, íamos no carrinho de bebê, e sempre juntava gente p/ olhar.

gisela said...

Estou adorando os comentários! O blog da Paula é mesmo demais! A gente percebe pelas leitoras!!!

oi Lalu,
Que delícia ouvir essas histórias de gêmeos! Estou super curiosa pra ver toda essa cumplicidade de perto, acontecendo entre meus filhos. Espero que eles sejam bons amigos! um beijo em vc e na sua irmã!!

oi Fernanda,
Obrigada! Também espero que o fim da gravidez seja tranquilo... um beijo

oi Camila,
Impressionante como a Dra Chen é pop!! Adorei saber da sua experiência. beijos

oi Renata,
Estou torcendo pra vc ter gêmeos!! E que coisa mais curiosa seu marido também ser paciente da família Chen!!

oi Luciana,
Obrigada pelo comentário desejando saúde pros gringuinhos!
A resposta para a pergunta da roupa é não! Vou tentar nnao vestí-los igual, mas acho que às vezes não vai dar pra resisitir. O que eu mais quero é vestir eles de parzinho no Halloween, tipo Batman e Robin, hahaha!

oi Pati,
Com certeza a maioria das coisas são válidas pra gravidez em geral....! Vou lá visitar seu blog. beijos

oi Isadora,
Obrigada!! Mais uma paciente da super-Dra-Chen!!

oi Rafaela,
Ainda nnao acreditei nessa história! É muito boa! A família Chen tea dominando!!

oi Carol,
Passei horas navegando no seu blog, adorei! Já salvei nos favoritos! beijos e obrigada

oi Sabrina,
Adoro ouvir relatos positivos sobre a Dra Chen! Acho que todo mundo que tem filho com ela, ama. Obrigada!

oi Paloma,
Obrigada!! Você tem razão, NY tem tudo que você pode imaginar quando o assunto ee acessório para babies!! beijos

gisela said...

Estou adorando os comentários! O blog da Paula é mesmo demais! A gente percebe pelas leitoras!!! Valeu pelo convite, Paula!!

oi Lalu,
Que delícia ouvir essas histórias de gêmeos! Estou super curiosa pra ver toda essa cumplicidade de perto, acontecendo entre meus filhos. Espero que eles sejam bons amigos! um beijo em vc e na sua irmã!!

oi Fernanda,
Obrigada! Também espero que o fim da gravidez seja tranquilo... um beijo

oi Camila,
Impressionante como a Dra Chen é pop!! Adorei saber da sua experiência. beijos

oi Renata,
Estou torcendo pra vc ter gêmeos!! E que coisa mais curiosa seu marido também ser paciente da família Chen!!

oi Luciana,
Obrigada pelo comentário desejando saúde pros gringuinhos!
A resposta para a pergunta da roupa é não! Vou tentar nnao vestí-los igual, mas acho que às vezes não vai dar pra resisitir. O que eu mais quero é vestir eles de parzinho no Halloween, tipo Batman e Robin, hahaha!

oi Pati,
Com certeza a maioria das coisas são válidas pra gravidez em geral....! Vou lá visitar seu blog. beijos

oi Isadora,
Obrigada!! Mais uma paciente da super-Dra-Chen!!

oi Rafaela,
Ainda nnao acreditei nessa história! É muito boa! A família Chen tea dominando!!

oi Carol,
Passei horas navegando no seu blog, adorei! Já salvei nos favoritos! beijos e obrigada

oi Sabrina,
Adoro ouvir relatos positivos sobre a Dra Chen! Acho que todo mundo que tem filho com ela, ama. Obrigada!

oi Paloma,
Obrigada!! Você tem razão, NY tem tudo que você pode imaginar quando o assunto ee acessório para babies!! beijos

tammy said...

gi,
am finally catching up with my reading these days...how could i have missed this gem? love to read about your experience...hope you are taking care and enjoying the growing belly! kisses for your growing family! xo

Related Posts with Thumbnails