Thursday, July 15, 2010

Brinquedos: condenados as grandes marcas?

Recentemente fiquei sabendo de uma organização chamada "The Handmade Toy Alliance" onde os pequenos produtores de brinquedos dos EUA tentam modificar uma Lei aprovada em Agosto de 2008 (Cosumer Product Safety Improvement Act) que pode fazer com que todos os pequenos produtores de brinquedos fechem seus negócios.

O CPSI Act exige, dentre outras coisas, que os brinquedos sejam testados em determinado laboratório para sua segurança.

A princípio soa como algo bom e seguro para nós consumidores, certo? Errado. Como tudo nesse país - e na maioria dos lugares do mundo - exite um lobby para satisfazer os interesses dos mais poderosos que só pensam no tamanho de seus bolsos.

O grande lance aqui é que apenas os grandes produtores de brinquedos que já possuem laboratório próprio poderão executar tais testes, uma vez que os custos desses testes para os pequenos produtores (que não possuem laboratório próprio) inviabilizará seus respectivos negócios.

Ademais, o problema que gerou essa Lei foi justamente causado pelos brinquedos produzidos na China por meio dos grandes nomes da indústria de brinquedos americana. Os pequenos produtores locais, nunca tiverem qualquer tipo de problema seja com engasgamento ou tinta e plástico tóxicos.

Resumindo: os pequenos produtores que na maioria das vezes são aqueles que produzem os brinquedos artesanais e educativos mais bacanas do mercado podem estar com seus dias contados, deixando nós - os consumidores -  condenados a conviver com os horrores de plástico, cheios de cores e sons atordoantes "made in China".

Só espero que consigam alterar essa Lei para o bem geral da nação.



Fonte e foto: Alliance Info

1 comment:

Paty said...

Triste, o que mais poderiamos dizer? bjs

Related Posts with Thumbnails